Esquema de segurança é reforçado para o Carnaval em São Luís

Ao todo, 2.309 policiais trabalharão durante o período.
Operação acontece entre os dias 5 e 10 de fevereiro.

O Governo do Estado informou nesta quarta-feira (3) o esquema de segurança planejado para o Carnaval 2016. Segundo a Secretaria de Comunicação, 2.309 policiais trabalharão durante a operação, realizada entre os dias 5 e 10 de fevereiro, na capital maranhense.

O reforço será realizado com policiamento a pé, a cavalo, em viaturas e motocicletas e também contará com o apoio do Centro Tático Aéreo, que fará o patrulhamento aéreo na região.

“O objetivo do planejamento é proporcionar segurança à população, tanto para quem vai para o Carnaval quanto para quem vai ficar em casa ou para os retiros”, diz o comandante do Policiamento da Área Metropolitana I Coronel Pedro Ribeiro.

No circuito da Madre Deus, que envolve áreas como a Praça da Saudade, Vila Gracinha, Ceprama, Largo do Caroçudo e Laborarte, serão montadas barreiras de contenção, na qual será empregado o Batalhão do Choque.

Ao todo, serão 11 barreiras, que também cobrirão a área da Praça Nauro Machado e da Casa doMaranhão. “As barreiras de contenção instalam grades para o filtro, com revistas de pessoas, o que gera maior segurança para quem está dentro do circuito”, explicou o coronel Pedro Ribeiro.

Torres
Também será realizado o monitoramento da movimentação nos circuitos por meio de torres de observação, estruturas elevadas que garantem maior visibilidade tanto à polícia e permite o acionamento mais ágil das patrulhas. O equipamento será localizado próximo aos palcos, onde há maior aglomeração de pessoas.

As áreas de praias e retiros espirituais, como Panaquatira, São José de Ribamar e Raposa, também terão policiamento reforçado.

Lei Seca
Serão feitas blitzen e barreiras policiais de fiscalização do cumprimento da Lei Seca e abordagens policiais em coletivos, veículos e a pedestres nas paradas de ônibus. Avenidas principais da cidade como a dos Africanos, dos Franceses, Guajajaras, São Luís Rei de França, Getúlio Vargas, dos Holandeses e Castelo Branco receberão atenção especial da polícia no período. Nos bairros, policiais em vans reforçarão a segurança.

Entradas e saídas da cidade
Nas entradas e saídas de São Luís, como o aeroporto, rodoviária, Estiva e Terminal da Ponta da Espera, também haverá um esquema de segurança especial. Barreiras com mais de 20 policiais estão sendo montadas desde o pré-carnaval no Terminal da Ponta da Espera e na Estiva.

O planejamento prevê a montagem de uma tropa de reação, que esteja de prontidão caso haja necessidade de algum tipo de perseguição, com a utilização de armas longas e veículo apropriado.

Terminais de integração contarão com guarnições de policiais militares, para facilitar a dispersão da população dos circuitos após o término da programação. A Polícia Militar também cobrirá locais onde há maior risco, como hospitais públicos de emergência e unidades prisionais, como a Funac e o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Postos
Durante os dias de carnaval, os foliões poderão contar com duas estruturas físicas policiais nas imediações das festividades. Um posto de comando da Polícia Militar será centralizado no espaço da antiga Fábrica Cânhamo, próximo ao Convento das Mercês. O posto concentrará possíveis documentos encontrados pela Polícia e será um local para solicitação de informações ou comunicado de pessoas desaparecidas, por exemplo.

A Polícia Civil também disporá de seis plantões durante o feriado: os cinco plantões centrais estarão em funcionamento para registro de ocorrências da população – no Parque do Bom Menino, Maiobão, Cidade Operária, Vila Embratel e Cohatrac.

Outro plantão será criado extraordinariamente para atender as demandas do Carnaval e localizado estrategicamente na Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), que fica próxima à Madre Deus e à Passarela do Samba. Além dos investigadores e delegados plantonistas, a cada dia, um dos delegados das seccionais também estará disponível para ocorrências de maior porte.

Bombeiros
No período da festa momesca, a atuação do Corpo de Bombeiros também será redobrada. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto Araújo, haverá reforço de guarnições e guarda-vidas na orla para evitar afogamentos, levando em consideração o aumento de turistas nesta época do ano em São Luís. Caminhões contra incêndio estarão localizados em pontos estratégicos. As equipes cobrirão quatro circuitos no Centro, além da Passarela do Samba.

Outros grupamentos estarão de prontidão nos locais dos circuitos, de acordo com o comandante. “Teremos ambulâncias e socorristas fazendo o trabalho preventivo contra incêndios e principalmente atendimento médico, setor de maior demanda neste período em função do excesso de consumo de álcool”, detalhou o coronel Célio Roberto. Ao todo, serão 100 bombeiros por dia na capital.

Segundo ele, a ação policial tem inibido o aumento graves de ocorrências nas festividades. No interior do estado, cidades onde há festas tradicionais de Carnaval, como Pinheiro e Caxias, e as cidades que já possuem unidades do Corpo de Bombeiros terão contingente reforçado para o plantão. Itapecuru e São José de Ribamar serão outras cidades a serem contempladas com guarnições extra durante o período carnavalesco.

G1 – Maranhão