‘Carnaval de Todos’ vai ser aberto nesta sexta-feira (5) no Maranhão

84 agremiações desfilam pela Passarela do Samba instalada em São Luís.
Acesso é gratuito, com abertura da bilheteria a partir das 16h.

Vai ser aberto na noite desta sexta-feira (5) a programação oficial do Carnaval 2016 do Maranhão. Serão cinco dias de programação do ‘Carnaval de Todos’. A solenidade ocorre na Casa do Maranhão (Centro Histórico de São Luís), às 19h. Na oportunidade, o rei Momo Paulo Anderson vai receber a chave da cidade.
Na Passarela do Samba, instalada no Aterro do Bacanga (avenida Senador Vitorino Freire, Centro), os desfiles ficam por conta das agremiações carnavalescas a partir das 18h desta sexta-feira. O acesso será gratuito, com abertura da bilheteria a partir das 16h e distribuição de ingressos individuais aos sete setores de arquibancada.

A programação tem início com apresentação de quatro grupos de tambor de crioula. Ao todo, 84 agremiações carnavalescas passam pela passarela, entre elas: os blocos tradicionais Os Baratas, Os Tradicionais do Ritmo, Renovação do Ritmo, Os Gaviões do Ritmo, Dragões da Liberdade, Os Vigaristas, Vinagreira Show, Os Inacreditáveis, Companhia do Ritmo, Os Vingadores, Os Curingas, Alegria do Ritmo, Príncipe da Meia Noite, Os Guerreiros do Ritmo, Os Trapalhões e Os Guardiões..

A primeira noite de desfile na Passarela do Samba será dos blocos tradicionais do grupo B. O concurso entre os blocos vai distribuir R$ 15 mil entre os cinco melhores.

Programação
No sábado (6), a partir das 18h, desfilam os blocos tradicionais do grupo A. No domingo (7), desfilam na passarela os grupos não-concorrentes de turmas de samba; às 19h, desfilam os grupos que concorrem no grupo de blocos organizados. Às 21h, será a vez da primeira noite do desfile das escolas de samba.

Já na segunda-feira (8), a Passarela do Samba abre o desfile com as alegorias de rua Tijupá, Casinha da Roça e Tapera; em seguida, participam do concurso os blocos organizados, e, às 21h30, a segunda noite de desfile das escolas de samba.

E na terça-feira (9) de Carnaval desfilam as tribos de índio, a partir das 17h; em seguida, será a vez do desfile dos blocos afro, e às 23h30, a pista da passarela será aberta para o baile popular encerrando a programação com show do grupo Lamparina, Mano Bloco e Bicho Terra.

G1 – Maranhão