Até 49% das mulheres sofrem com a perda da libido durante a vida sexual.

 
Estado psicológico, estresse e até mesmo cansaço podem piorar o quadro

Especialista explica as principais causas da falta de desejo sexual

Sentir dores, desconfortos e ardência durante o sexo, não aguentar a penetração e dificuldade para ter orgasmos são algumas situações que muitas mulheres lidam ao decorrer de sua vida sexual. Porém, o que muitas delas não sabem é que esses problemas podem estar atrelados a falta de desejo sexual, provocados muitas vezes, pelo seu estado psicológico, estresse e até mesmo cansaço.

De acordo com uma pesquisa feita pela Secretaria de Saúde de São Paulo, no Centro de Referência e Especialização em Sexologia (Cresex) do hospital Pérola Byington, revela-se que a falta de desejo sexual atinge cerca de 49% das mulheres. No entanto, apenas 13% tinham relação a fatores hormonais ou originados por alguma doença.

Segundo a ginecologista de São Paulo, Maria Elisa Noriler, as disfunções mais comuns são:

Anorgasmia: a mulher se sente excitada e desejada, porém não consegue atingir o orgasmo;
Vaginismo: acontece uma contração involuntária dos músculos ao redor da vagina, causando dor, dificuldade e até mesmo a impossibilidade de penetração;
Dispareunia: dores durante a relação sexual que envolva penetração, mais comum em mulheres de meia-idade, entre 40 e 45 anos, ou após o parto com episiotomia.

 

“Geralmente, depois de descobrir a causa, que vão desde depressão e doença crônica até efeitos colaterais de algum remédio, sessões de terapia e medicações conseguem resolver a situação. Porém, para um bom resultado é muito importante que o casal converse sobre o problema com naturalidade, assim a mulher ficará mais tranquila durante o tratamento”, finaliza a especialista.