Alunos da zona rural estão sem transporte escolar. Vereador Fidelis Uchoa alerta que estudantes correm o risco de perder o ano letivo.

Gil Carvalho

Imperatriz – Dezenas de alunos da rede pública estão desde o começo do período letivo sem transporte escolar no município de Imperatriz, no sudoeste do Maranhão. O problema foi levado ao conhecimento do vereador Fidelis Uchoa (PRB) por um grupo de pais de estudantes que expuseram a situação e solicitaram providências ao poder público.

Por conta disso, ele abordou o caso na tribuna “Freitas Filho” para reclamar da dificuldade enfrentada pelos alunos que sonham em concluir o ensino médio, porém necessitam do transporte escolar para se deslocar até às escolas que ficam na sede em Imperatriz.

“Nós sabemos que segurança, educação e saúde são de responsabilidade do Estado, porém dezenas de alunos estão sendo prejudicados devido a ausência desse transporte escolar na zona rural de Imperatriz”, lamentou ele, ao observar que existem recursos para custeio do programa de transporte escolar dos estudantes que moram em bairros ou povoados que ficam distantes de um estabelecimento de ensino público.

Uchoa assinalou que após receber a comissão de pais de alunos se deslocou à Secretaria Municipal de Educação (Semed) para relatar o problema que afeta diretamente dezenas de estudantes que moram na zona rural, mas que estão desassistidos por falta de transporte escolar. A explicação é que existem apenas três ônibus escolar, sendo insuficiente para atender a grande demanda dos alunos da zona urbana.

“Essa é uma responsabilidade do governo estadual que deve disponibilizar transporte escolar para assegurar o direito dos alunos de estudar e concluir o ensino médio nas escolas instaladas na sede do município”, disse ele, que também solicitou providências ao prefeito Sebastião Madeira que lamentou a escassez de recursos financeiros para dinamizar o transporte escolar.

Sem apoio do governo estadual, dezenas de alunos carentes correm o risco de perder o ano letivo na zona rural de Imperatriz. Ele esclareceu que não está fazendo críticas ao Governo do Estado, mas tentando sensibilizar a secretária Áurea Prazeres para que adote, emergencialmente, medidas que assegurem o direito dos alunos de concluir o ensino médio.

“Os alunos disseram que desejam se formar, assim como fez o governador Flávio Dino, mas que estão sendo impedidos de ir a sala de aula pela ausência do transporte escolar que deveria ser oferecido pelo Governo do Maranhão”, concluiu.

Foto: Fábio Barbosa

Legenda: Vereador Fidelis Uchoa solicita ao Estado regularização do transporte escolar na zona rural de Imperatriz