Escola lança campanha contra o Zika em Davinópolis.

Os alunos são orientados a participar do combate ao mosquito Aedes aegypti.

Gil Carvalho
Imperatriz – Os alunos da Escola Municipal Santa Isabel, localizada na rua São Pedro, no Centro, realizaram projeto de ação contra o mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como a dengue, o vírus zika e a febre chikungunya. A informação foi prestada ontem à reportagem pelo secretário municipal de Educação (Semed), Ires Pereira Carvalho.

Zika Zero ZIKA ZERO1Ele parabenizou a professora-orientadora Kátia Cilene e os alunos do 8º ano que ministram palestras, expuseram cartazes e apresentaram os riscos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da zika, e durante a gravidez pode causar microcefalia em bebês.

“Eles (estudantes) mostraram quais os cuidados que devemos ter em casa, bem como nas nossas ruas para evitar os criadouros do mosquito, medida considerada de fundamental importância para conscientizarmos a nossa comunidade sobre os riscos dessas doenças”, avalia.

Por meio de cartazes, os alunos apresentaram sintomas das doenças, como o da febre chikungunya, onde todas as pessoas suspeitas com febre de início súbito maior de 38,5º graus e artralgia (dor articular) ou artrite intensa com início agudo pode estar acometida pela chikungunya.

ZIKA ZERO2 Projeto Zika ZeroOs discentes também orientaram sobre medidas simples, mas importantíssimas para a comunidade, como o depósito de lixo em locais adequados à coleta, bem como evitar jogar em terrenos baldios e nos quintais garrafas, sacos plásticos e pneus o que pode acarretar a proliferação do mosquito.

“Essa é uma luta de todos! Não podemos perder essa guerra contra o Aedes!”, pontuou o secretário de Educação, Ires Carvalho, que enfatiza o trabalho realizado pelo município no efetivo combate ao mosquito, orientando a população a participar dessa campanha evitando deixar entulhos e resíduos sólidos nos quintais das residências.
Foto: Divulgação