Uma cena no mínimo inusitada em Pinheiro, cidade localizada na baixada maranhense a 341 km de São Luís. Um pé de bananeira “nasceu” em meio a um buraco na rua Maria Pinheiro Paiva, no bairro Santa Luzia. Cansados com o descaso da prefeitura administrada por Filuca Mendes(PMDB), moradores da região decidiram plantar a bananeira de aproximadamente dois metros de altura em plena via pública.
A ação em tom humorístico, é na verdade, uma forma de protesto contra a ausência do poder público municipal, que há mais de seis meses não atua no local. A rua da “bananeira plantada” é a mesma do Hospital Regional Antenor Abreu, a via termina exatamente com o cruzamento da Avenida Paulo Ramos, que passa pelo centro da cidade pinheirense e ainda faz ligação com a cidade de Santa Helena e Região.
A via deveria ser recuperada antes do carnaval desse ano, no entanto, o prefeito Filuca fez questão de parar a recuperação da rua até à proximidade do hospital. Daquele ponto adiante, no percurso da avenida Paulo Ramos – onde ficam localizados os órgãos do Governo do Estado, como a Hemomar, Regional de Saúde da Baixada, Região de Educação, entre outros – o serviço continua abandonado, repleto de buracos.
A prefeitura alega que o trecho compreende a MA 006, âmbito do Estado, portanto, de competência da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), entretanto, o blog apurou que a rua está localizado na esfera municipal, no perímetro urbano da cidade, isto é, de total responsabilidade do executivo municipal.
Fonte:Domingos Costa