Marcelo Miranda assina em Augustinópolis Ordem de Serviço para reconstrução da rodovias do Bico do Papagaio.

Tudo indica estarem com os dias contados os inúmeros buracos que deixaram as rodovias que interligam as cidades do Bico do Papagaio praticamente intransitáveis e tem tirado a paciência dos motoristas que trafegam com seus veículos pela região.

Na manhã deste sábado, dia 16, o governador Marcelo Miranda assinou a Ordem de Serviço para a reconstrução de 18 trechos de rodovias estaduais, que somados chegam a 378,43 km de extensão, abrangendo 18 municípios da região do Bico do Papagaio. A solenidade de assinatura aconteceu na no Centro Estadual de Educação Lá Salle.

As obras, segundo Humberto Castro, diretor da Construtora Jurema Ltda, já iniciaram em alguns trechos. Conforme o contrato, além da reconstrução, que deve durar seis meses, a empresa cuidará dos trechos por um período de cinco anos. A reconstrução vai custar R$ 88.335.581,85 com recursos do contrato de empréstimo L8185-BR, firmado entre o Governo do Estado do Tocantins e Banco Mundial.

Estas são as primeiras obras do convênio entre o Estado e o Banco Mundial celebrado em 2015, no valor de R$ 314 milhões, para reabilitação, reforço estrutural, reconstrução de pavimento, drenagem e sinalização de 1.145 km de rodovias tocantinenses. As obras integram o Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), na modalidade Contrato de Reabilitação e Manutenção de Rodovias (Crema).

As rodovias que compreendem a ordem de serviços são TO-010, TO-126, TO-134, TO-201, TO-403, TO-404, TO-407 e o Entroncamento da TO-201 até a balsa em Bela Vista, no município de São Miguel. Os municípios atendidos são Araguatins, Buriti, São Sebastião, Sítio Novo, Itaguatins, Tocantinópolis, Aguiarnópolis, Axixá, São Bento, Luzinópolis, Angico, Darcinópolis, Augustinópolis, Esperantina, Sampaio, Praia Norte, São Miguel e Carrasco Bonito.

As obras vão ser iniciadas com uma intervenção emergencial nos trechos mais críticos para garantir a segurança e a trafegabilidade aos motoristas. Em seguida, a empresa dará início aos trabalhos de reconstrução do asfalto (pavimento), e posteriormente fará a manutenção da rodovia.