Em uma decisão considerada arbitrária e , a ministra corregedora Nancy Andrighi, afastou o titular do Cartório do 1° Ofício de São Luís, Ricardo Gonçalves, após um encontro com o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Cunha. na cidade de Timon.
A canetada foi dada sem, ao menos, ouvir o titular do cartório e seus advogados. O blog foi informado que até o momento as partes envolvidas não estão conseguindo ter acesso aos autos. Agora pela manhã, policiais do TJ já estão na frente do cartório (foto abaixo), com ordem judicial de impedir a entrada de Gonçalves no local.
A briga pelo cartório não vem de hoje. Se arrasta há vários anos. E se agravou quando o então corregedor de Justiça, Cleones Cunha, começou a travar uma luta para derrubar o titular do cartório.
Agora, já na condição de presidente, ganhou a força da Anoreg (Associação dos Notários e Registradores dos Estado do Maranhão), que passou a fazer uma série de denúncias infundadas contra a atual gestão do Cartório do 1° Oficio de São Luís ao Tribunal de Justiça do Maranhão e por último ao CNJ.
Alegando crise naquele poder, o presidente não esconde que prefere ter uma gestão compartilhada para que o cartório possa repassar, além do percentual a que tem direito o Fundo do Judiciário, mais recursos que seja usados nas demandas do TJ.
O cartório se modernizou na gestão de Ricardo Gonçalves, saindo da era jurássica para a tecnologia de ponta. Por isso, chegou a ganhar prêmios, inclusive nacionais.
Fonte:Luis Cardoso