Aplicativos para economizar bateria não cumprem o que prometem, diz PROTESTE.

Associação analisou 16 aplicativos para Android, iOS e Windows Phone e reprovou desempenho de sete deles

Um levantamento da PROTESTE Associação de Consumidores apontou que aplicativos para economia da bateria de celular podem apresentar problemas de funcionamento. A associação testou oito apps para os sistemas operacionais Android, quatro para iOS e quatro para Windows Phone e não recomendou o uso de sete deles.

Os aplicativos Battery HD+, Bateria Cheia Grátis, Battery Life Magic (iOS), Lumia Battery, Battery Pro+, Doctor Bateria e Battery Advisor (Windows Phone) foram reprovados por conta da funcionalidade e do desempenho. De acordo com a associação, nenhum dos aplicativos para iOS e Windows Phone analisados informam que softwares estão consumindo a bateria do aparelho. Nos aplicativos para Android, a mesma falha aparece no Battery Defender, Battery Widget Reborn (versão gratuita), Juice Defender e Batery Saver.

A falta de atualizações recentes em alguns aplicativos foi outro problema encontrado pela associação. Disponível para iOS, o Battery Life, por exemplo, foi atualizado há três anos. O Battery Defender, para Android, teve sua última atualização em 2012.

A análise mostrou que os aplicativos para Android são os que melhor economizam a bateria. O Battery Doctor teve o melhor desempenho, com 52,6% de aumento da duração da bateria. Sua versão para iOS, a Battery Doctor – Must Have, também recebeu uma avaliação positiva, com aumento da duração em 35,8%. No Windows Phone, o app Lumia Battery aumentou a duração da bateria em 15,7%.

Como alternativa aos aplicativos de terceiros, algumas medidas podem aumentar o tempo de duração da bateria. Desabilite funções que não estejam em uso, como Bluetooth, Wi-Fi, GPS, rotação de tela, etc. Desligue também o tráfego de dados móveis, como 4G, quando não estiver usando. Foram avaliados oito aplicativos para Android, quatro para iOS e quatro para Windows Phone.