Suzuki celebra boa sequência na Stock Car e se prepara para Carregar Tocha Olímpica em Itz.

Representante maranhense no automobilismo irá conduzir simbolo olímpico, em Itz.

Rafael Suzuki durante competição na Stock Car (Foto: Rafael Gagliano/Hyset)

Piloto Rafael Suzuki, representando o Maranhão, durante competição na Stock Car (Foto: Rafael Gagliano/Hyset)

Fazendo sua terceira temporada na Stock Car, Rafael Suzuki tem demonstrado grande evolução a cada corrida na principal categoria do automobilismo brasileiro. O piloto maranhense vem em grande fase com sua nova equipe, a Geolab Racing, completou as quatro etapas já realizadas neste ano entre os 10 melhores, e chegou a bater na trave de seu primeiro pódio, na prova em Goiânia.

Na rodada do último fim de semana, em Santa Cruz do Sul, no interior gaúcho, Suzuki atuou como em um “jogo de xadrez”, escolhendo a melhor estratégia para conquistar bons pontos para o campeonato. A partir deste ano, o reabastecimento não é mais obrigatório durante as corridas, mas, teoricamente, é necessário. O piloto do carro #8 desafiou essa tese, e optou por largar dos boxes – apesar de ter se classificado em 16º -, para que pudesse economizar combustível e não tivesse de parar nos boxes em nenhum momento. Assim, Rafael fez uma primeira prova bem conservadora, poupando combustível, pneus e acionamentos do botão de ultrapassagem. Conforme os pilotos à sua frente fizeram suas paradas, Suzuki avançou posições e completou as 33 voltas em 16º, somando 8 pontos.

Na corrida 2, o piloto fez uma boa largada, mas levou uma batida que danificou o extrator traseiro de seu carro. Mesmo assim, ele conseguiu fazer a estratégia funcionar e terminou a prova em 8º, coletando mais 7 pontos. Com a soma dos resultados, Suzuki tem agora 43 pontos e subiu para 14º na classificação geral do campeonato, empatado com o 13º e a apenas 15 pontos do top-5. O líder da tabela é Felipe Fraga.

Tivemos mais uma boa etapa em Santa Cruz do Sul. É dessa forma que queremos estar, pontuando com regularidade e tirando o máximo das nossas possibilidades. Nesta etapa, optamos por uma estratégia ousada, considerando a minha posição no grid que não era ruim, mas que valeu muito a pena, e com um trabalho ótimo da equipe, conseguimos pontuar nas duas corridas. Foi uma corrida mais de cabeça do que agressividade. Saio satisfeito dessa etapa, com o sentimento que fizemos o máximo possível, estamos no caminho certo, e vamos seguir trabalhando para evoluir ainda mais – disse Rafael Suzuki.

A próxima etapa da Stock Car acontece no fim deste mês, entre os dias 25 e 26, novamente no Rio Grande do Sul, no Autódromo de Tarumã.

Suzuki Olímpico 

Antes disso, porém, Rafael Suzuki terá uma missão especial, pois será um dos condutores no Revezamento da Tocha Olímpica, em Imperatriz, no dia 14 de junho. A Tocha também passará por São Luís no dia 12 e Barreirinhas no dia 13.

– Será uma grande honra participar do Revezamento da Tocha. É uma cerimônia histórica, muito significativa, e será um prazer estar entre os condutores no Maranhão e especialmente em Imperatriz, onde corri de kart por muitos anos e conquistei um dos principais títulos da minha carreira. Pessoalmente, no futuro, vou poder contar aos meus filhos sobre esse momento único. Agradeço a indicação, estou bem ansioso para essa data chegar, e, sendo um atleta, apoio a importância de fomentar o esporte de uma forma geral – afirmou Suzuki.