Tapete vermelho, banda música e café da manhã em homenagem
ao bispo diocesano de Imperatriz
Gil Carvalho:Imperatriz – A solenidade em homenagem ao bispo diocesano de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, realizada na manhã dessa terça-feira (21) contou com a presença da Banda de Música do 50º Batalhão de Infantaria e Selva (50º BIS).
Do lado externo da Câmara Municipal de Imperatriz, o bispo foi recepcionado pelos vereadores, autoridades militares, profissionais da imprensa e a comunidade com direito a tapete vermelho. Depois seguiu para sala da presidência para um café da manhã especial.
No plenário Léo Franklin, a vereadora Fátima Avelino (PMDB), autora da “Moção de Aplausos”, narrou o histórico do bispo Dom Gilberto Pastana, nascido em julho de 1956 em Santarém, no Pará. “Ele (Gilberto) iniciou os estudos na Escola Municipal Ezeriel Mônico de Matos; na Escola Paroquial de São Francisco e na Escola Estadual Rodrigo dos Santos, em Santarém”, disse.
Emocionada, a vereadora lembrou que Dom Gilberto Pastana foi ordenado sacerdote, em julho de 1985, em Santarém; onde foi vigário da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, em Mojuí dos Campos de 1985 a 1990. “Em 2007, o bispo Dom Gilberto Pastana foi homenageado com o título de Cidadão Imperatrizense, outorgado pelo Poder Legislativo”, disse.
O vereador-presidente José Carlos Soares (PV) destacou que “esse é um momento histórico para os fieis da igreja católica imperatrizense que, depois de 10 anos, se despedem do bispo Dom Gilberto Pastana, transferido para a diocese de Crato, no Ceará”.
O pastor-capitão Raul Cavalcante declarou que “o homenageado é um homem de Deus que teve essa alegria de desenvolver suas atividades pastorais em Imperatriz e na região, mas que agora está indo ao Crato, no Ceará, dar continuidade a essa missão lhe foi outorgada”.
“Essa mesma competência que desenvolveu até aqui suas atividades, deverá fazer lá (Crato) para que o nome de Deus seja exaltado”, disse ele, que fez a leitura da Bíblia, no Salmo 37: “Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor; e ele se deleita no seu caminho”.
Para ele, a passagem do bispo Dom Gilberto Pastana foi marcada por um trabalho dinâmico em Imperatriz, sendo reconhecido por meio dessa homenagem prestada pela Câmara de Vereadores.
O padre Valdeci, da capelania militar, observou que “o bispo tem a sua vida configurada a do Bom Pastos Jesus Cristo”. “De fato, ele (Dom Gilberto) conhece suas ovelhas e uma grande quantidade pelo nome e se fez conhecido por todo esse rebanho a ele (Gilberto) confiado. Nós agradecemos a Deus, enquanto diocese de Imperatriz, pelos 10 anos e oito meses que está conosco e o bom trabalho realizado em nosso meio”.
Fotos: Fábio Barbosa
Legenda: Bispo Dom Gilberto Pastana emociona comunidade católica durante solenidade na Câmara Municipal de Imperatriz