Profissionais Autônomos também Vendem?

*Jaques Grinberg
Um dos principais segredos para o sucesso ou fracasso de uma empresa são as estratégias de vendas. Ter um bom produto ou serviço é fundamental, mas ter e não vender é um fracasso. E os profissionais autônomos também precisam vender seus serviços? Sim, é questão de sobrevivência. E quando falamos em vendas, não é anunciar nas rádios, televisão ou revistas. Mas sim divulgar os seus diferenciais competitivos, fidelizando seus clientes e prospectando novos. Muitas classes, como advogado e psicólogo possuem regras e proibições para divulgação dos seus serviços, é preciso conhecer o que pode e o que não pode fazer.

E para quem acredita que não sabe vender, observe que a cada instante você está vendendo. O pai precisa vender as suas ideias para os filhos, os filhos vendem suas ideias para os amigos, o chefe para os seus funcionários e os funcionários para os seus chefes. Tudo é venda!

Algumas técnicas são importante e o coaching de vendas é uma ferramenta poderosa. O coaching é um processo que traz resultados rápidos e tem como base perguntas. Em vendas chamamos de perguntas que vendem.

Com perguntas que vendem você poderá fidelizar seus clientes e aumentar o número de indicações, captando novos clientes como consequência. Uma das dicas importantes para fidelizar clientes são mensagens. Veja alguns motivos para enviá-las:

1º Aniversário: lembramos dos nossos clientes na Páscoa e no Natal, mas esquecemos do dia mais importante, do aniversário deles. Todos os dias, até às 08h15, envie mensagens de parabéns para os aniversariantes do dia. Seja um dos primeiros a desejar felicidades, faça diferente para fazer a diferença!

2º Para dentistas, advogados e outros profissionais, lembre os seus clientes da consulta ou reunião enviando uma mensagem um dia antes e recomendando um estacionamento próprio ou lembrando-os que existe estacionamento no prédio. Confirme o endereço e o seu telefone para contato caso haja algum imprevisto.

3º Necessidades: por exemplo, um consultório dentário que tem clientes com mais de seis meses que fizeram higiene bucal. Enviar uma mensagem lembrando que é recomendado uma limpeza a cada 180 dias e que a última vez faz mais de seis meses. Para advogados, lembrar os clientes de audiências, com local e horário, e ainda pedir para não esquecer de um documento válido com foto.

Para reflexão, qual foi o último livro que você profissional autônomo leu sobre vendas, atendimento e negociações? Qual foi a última palestra que participou ou a última vez que digitou no Google “como oferecer um atendimento gourmet”? Pense nisso! Para fazer a diferença, é preciso fazer diferente!

*Jaques Grinberg: Empreendedor, coach, palestrante, consultor e sócio em quatro empresas. Conhece na prática as dificuldades de manter um time qualificado e motivado. É considerado o maior especialista em coaching de vendas do Brasil e um dos palestrantes mais requisitados. Autor do livro 84 Perguntas que Vendem, um livro prático e interativo que traz técnicas e ferramentas do coaching de vendas para todos os profissionais e segmentos.