O Presidente da ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia
Elétrica), Nelson Leite, participou do Seminário de Melhores Práticas (SAMP)
realizado na Sede da Cemar no dia primeiro de agosto, e abordou sobre as
expectativas e desafios relativos à situação do setor de distribuição de energia
elétrica.
O SAMP é um seminário da ABRADEE que reúne representantes de todas as
concessionárias de energia do Brasil. Neste ano o intercâmbio de discussão
teve como tema principal avaliação dos clientes e reuniu 74 representantes de
grandes distribuidoras de energia elétrica do Brasil. Durante o evento as
melhores empresas, na categoria de satisfação de clientes do país do ranking
da ABRADEE, apresentaram seus cases de boas práticas e planos de ação,
tais como Celesc (SC), Energisa (PB), Coelse (CE), Coelba (BA), Cemig (MG).
Durante o seminário foram apresentados processos como e de combate às
perdas e inadimplência do Setor de Distribuição, desligamentos programados,
gestão de relacionamento com o cliente, dentre outros serviços que são
prestados pelas companhias.
A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) esteve presente representada
pelo coordenador da SMA (Superintendência de Mediação Aneel), Gustavo
Mangueira, que falou sobre a importância de boas práticas de Atendimento das
Ouvidorias das companhias energéticas brasileiras. A Cemar foi escolhida
para sediar o SAMP deste ano por estar em primeiro lugar no ranking ANEEL
como Melhor Distribuidora de Energia do Brasil, e por suas conquistas no
prêmio ABRADEE 2016 em cinco categorias: Melhor Empresa em Qualidade
de Gestão, Melhor Gestão Economica-financeira, Melhor Evolução de
desempenho, Melhor do Nordeste e Melhor do Brasil.
Para a Jornalista Vânia Mattozo da Companhia de Energia Elétrica de Santa
Catarina (Celesc), “foi relevante estar aqui no SAMP, principalmente pela
virtude dos resultados da Cemar no prêmio ABRADEE de 2016, e por estar
conhecendo suas melhores práticas. A nossa ideia é que dentro dos planos de
ação que fazemos na Celesc, a gente agregue conhecimento, e valor com a
experiência e as melhores práticas apresentadas tanto pela Cemar como de
outras distribuidoras,” enfatizou a jornalista da Celesc.