Filtros do Instagram podem ajudar a diagnosticar depressão.

Diga-me quais filtros do Instagram você usa e direi como está se sentindo. Essa é a lógica encontrada por uma nova pesquisa realizada por pesquisadores das universidades Harvard e Vermont, nos Estados Unidos.

O estudo ainda está em processo de revisão por outros pesquisadores para poder ser publicado em um periódico científico mas, de acordo com os cientistas envolvidos, existe uma relação entre o humor das pessoas e a coloração das fotos que postam.

Os pesquisadores recrutaram 166 voluntários que, em um primeiro momento, responderam a uma série de perguntas sobre suas saúde mentais e compartilharam suas contas do Instagram. A partir disso, os cientistas analisaram cerca de 44 mil fotos e encontraram um padrão: aqueles participantes que eram mais saudáveis mentalmente são os que mais usam filtros coloridos e alegres; já os menos saudáveis tendem a usar as colorações mais escuras.

O filtro “Inkwell”, por exemplo, que é justamente o que deixa as imagens em preto e branco, é o mais utilizado entre as pessoas com sintomas de depressão. “As descobertas sugerem novas formas de detectar e diagnosticar problemas de saúde mental”, escreveram os pesquisadores.