Ocorreu nesta quinta (22), por volta das 7h30 na Praça Ary Valadão, mais uma concentração dos servidores públicos em greve. Durante a reunião planejaram convocar os alunos e a comunidade para na próxima quarta-feira (28) estarem percorrendo as ruas da cidade em protesto, cobrando do Governo a apresentação de uma nova proposta .
Na reunião realizada dia 19 com sindicalistas, o Governo do Estado apresentou a seguinte proposta para pagamento da data-base 2016 e retroativos de 2015:
– Pagar a data-base de 2016 em 2017 em três parcelas, duas menores e uma maior. Os grevistas querem a implantação do índice de 9,830%, do piso ao teto, de forma integral e na folha de pagamento de setembro de 2016.
– Retroativos da data-base de 2015 no exercício de 2017. Os grevistas pedem esses retroativos em 04 parcelas mensais e iguais, com inclusão na folha de pagamento de dezembro de 2016.
Os sindicalistas pedem ainda o pagamento dos retroativos da data-base de 2016, em 04 parcelas mensais e iguais, com inclusão na folha de pagamento de janeiro de 2017 até a folha de pagamento de abril de 2017.
Diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) discutiram o teor da proposta e definiram-na como absurda.
Lideranças religiosas também participaram do ato e se manifestaram a favor dos grevistas e apoiaram a participação da comunidade.
“A partir do momento que o governo vir a comunidade e os alunos empenhados em favor dos grevistas, ele sentirá um impacto maior”, afirmou Fátima Abreu, professora grevista.