Candidato do PCdoB tem suas contas rejeitadas e pode ficar inelegível.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) publicou a decisão final que rejeita as contas do ex-prefeito de São Bento, Luiz Gonzaga Barros, o Luizinho. Com a decisão Luizinho Barros, que também é candidato nas eleições de 2016 pode ter seus votos anulados, eleição cassada ou ser retirado da prefeitura caso seja eleito.

luisinhobarros-1

Luizinho Barros

O TCE aponta irregularidades no uso de recursos que deveria ser usado para a educação das crianças de São Bento, o FUNDEB. As contas reprovadas dizem respeito ao ano de 2009, ano em que Luizinho ocupava a Prefeitura de São Bento. Além dele, a secretaria de Educação na época, Maria da Conceição Vieira Diniz, também foi condenada pelo TCE e deve pagar multa de R$ 26 mil.
Campanha tumultuada

A decisão coloca em risco a eleição de Luiz Gonzaga Barros. As sanções podem ir deste a anulação dos seus votos, até a cassação do seu registro de candidatura e, em último instância, a cassação dele caso seja eleito.

A reprovação das contas é mais um capítulo da tumultuada campanha do PCdoB em São Bento. Poucas semanas antes do início das eleições o candidato do PCdoB havia sido preso pela Polícia Federal sob a acusação de fraudar aposentadorias. Na época Luzinho Barros ocupava cargo no Governo do Estado e foi exonerado pelo governador Flávio Dino.