Escolher qual curso fazer é uma decisão difícil e complicada para os futuros profissionais. São inúmeros os cursos oferecidos pelas diversas instituições de ensino superior públicas e privadas do país. São muitos os fatores que influenciam nessa escolha, como o prestígio da profissão escolhida, a realização pessoal e o salário, entre outros.
O mercado de trabalho está em contínua expansão. A demanda por profissionais qualificados cresce no mesmo ritmo da economia. Carreiras ligadas à inovação, sustentabilidade, lazer, saúde, meio ambiente, tecnologia e marketing são indicadas como as profissões do futuro . Confira as 10 profissões do futuro e veja com qual delas você mais se identifica!
Gestor de Ecorrelações
Essa profissão tem como objetivo conciliar a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento ambiental. O Gestor de Ecorrelações é responsável por fazer a comunicação com grupos ambientais, consumidores e agências governamentais. O profissional que deseja seguir essa carreira deve possuir conhecimentos ambientais, além de ser comunicativo. Esse profissional de sustentabilidade trabalha dentro das empresas, sempre em conjunto com os Engenheiros Ambientais.
Gestor de Mídias Sociais
É uma das profissões mais recentes no campo da comunicação. Cerca de 88% das empresas brasileiras utilizam ao menos um tipo de rede social, de acordo com pesquisa divulgada pela consultoria Burson-Masteller, em 2012. Isso mostra a importância do Gestor de Mídias Sociais . A formação deste profissional está ligada aos cursos de Marketing, Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas. O profissional que deseja seguir a carreira de Gestor de Mídias Sociais precisa ter boa comunicação, conhecer o comportamento dos consumidores nas redes sociais, ter criatividade, possuir domínio da cultura digital e saber lidar com crises.
Bioinformacionista
É uma carreira onde o profissional possui uma formação na área da tecnologia e da genética, sendo considerado o novo tipo de profissional da saúde. O Bioinformacionista é responsável por auxiliar na prevenção da reprodução humana e de doenças genéticas. Também tem como função fazer o mapeamento do genoma humano. Esse profissional pode atuar em indústrias farmacêuticas, fazendo medicamentos de acordo com a composição genética de cada ser humano. A carreira do Bioinformacionista também está ligada à área do envelhecimento humano.
Chief Technical Officer (CTO)
Essa profissão tem como foco questões tecnológicas e científicas em uma determinada empresa. O CTO se tornou reconhecido com a ascensão das Tecnologias da Informação (TI). O profissional que segue esta carreira é responsável por todos os setores técnicos do campo da tecnologia na organização onde estão inseridos. O Chief Technical Officer (CTO) deve possuir habilidades para lidar com todos os tipos de tecnologias e ter fluência na língua inglesa. Também é importante que esse profissional tenha um perfil empreendedor e visão estratégica, pois trabalha em um ambiente que está em constante transformação.
Técnico em Telemedicina
A Telemedicina é uma área que faz o uso de modernas tecnologias de telecomunicações e da informação com o intuito de fornecer atenção médica e informação a pacientes localizados em locais distantes. Sua aplicação se dá principalmente em instituições de saúde e hospitais. A Telemedicina é uma alternativa para a carência de profissionais nas áreas de difícil acesso do Brasil, permitindo que os pacientes que moram em lugares distantes possam ter acesso a diagnósticos sem a necessidade de estarem no mesmo local que o médico. Essa carreira utiliza as tecnologias da informação mais modernas para atender os pacientes.
Especialista em Mobile Marketing
O campo do Mobile Marketing ainda é novo no país, porém, existem muitas expectativas com relação à expansão do número de profissionais nessa área. O Especialista em Mobile Marketing tem conhecimento sobre as tecnologias desta área, como em smartphones e outros dispositivos móveis, como tablets . O principal objetivo deste profissional é estar em contato contínuo com o consumidor para desenvolver e aprimorar produtos e serviços móveis.
Gestor de Marketing para e-commerce
O Gestor de Marketing para e-commerce é uma carreira que tem como principal objetivo planejar estratégias, executar e desenvolver ações, aproveitar oportunidades e acompanhar os resultados de ações ligadas ao comércio eletrônico. Esta profissão não é nova em nosso país, mas está ganhando importância com a necessidade de maior segurança nas transações comerciais online. Além disso, o Gestor de Marketing para e-commerce pode atuar para que as empresas consigam ter um melhor posicionamento em vendas pela internet.
Gestor de Comunidade
O Gestor de Comunidade é conhecido como o porta-voz de uma empresa, marca ou instituição, atuando como o interlocutor entre os membros da comunidade e os seus clientes. Também exerce funções de monitoramento, tanto dentro, quanto fora da comunidade. O profissional dessa área faz a comunicação com os consumidores através das redes sociais, blogs e fóruns. Pode ainda monitorar a concorrência entre diferentes marcas, verificar qual é o posicionamento da marca para a qual trabalha e identificar as diferentes oportunidades de negócio. Para ser um Gestor de Comunidade, o profissional necessita possuir habilidades como adaptabilidade e boa capacidade de comunicação.
Gerontologia
A Gerontologia é uma ciência que estuda o envelhecimento do ser humano, com o intuito de atender às necessidades emocionais, físicas e sociais do idoso. O profissional dessa área planeja, cria e organiza projetos que têm como intuito o bem-estar físico, psicológico e social do idoso. Pessoas com mais de 60 anos constituem 10% de toda a população brasileira, sendo de grande importância a atuação desse profissional. Pode atuar ainda em programas que tenham como objetivo a educação de idosos.
Analista de Search Engine Optimization (SEO)
O Analista de SEO tem como principal objetivo elaborar e otimizar sites de acordo com os fundamentos de SEO. O profissional dessa área tem como principal objetivo criar estratégias e explorar recursos para que a página da web na qual está trabalhando tenha um grande número de visualizações. Não existe uma formação específica para o Analista de SEO , que geralmente é representado por profissionais oriundos de cursos relacionados com o campo da Tecnologia da Informação (TI).