Consumidor deve ter atenção redobrada com queima de fogos próximos da rede elétrica

Técnico alerta para risco de acidentes graves, além de problemas no fornecimento de energia
Exibindo queima de fogos.jpg
Nas viradas de ano, tradicionalmente, é comum a queima de fogos de artifício de todos os tipos e intensidades para celebrar o ano novo. As explosões de luzes que encantam as pessoas, também pedem exigem alguns cuidados. Nesse período de festas e celebração, a falta de atenção pode colocar em risco a segurança de quem quer apenas se divertir.
A Companhia Energética que atua no Maranhão chama atenção para que, de maneira nenhuma, os fogos de artifício devam ser lançados em direção às redes elétricas, pois esse tipo de atitude, além de interferir no fornecimento de energia pode ocasionar acidentes de grande porte.
O técnico de segurança da Cemar, Marcos Túlio, ressalta que é importante procurar um local adequado para realizar a queima de fogos. “O ideal é procurar um local afastado da rede elétrica e direcionar os fogos para uma área que não esteja longe da rede de energia. Em casos de queimaduras, lavar a região com água corrente, jamais passar receita caseira e buscar auxílio médico. Também é muito importante isolar a área e entrar em contato com a Cemar, através do 116. As pessoas não devem se aproximar dos cabos, seja no solo ou por cima das casas”, explicou.
DICAS DE SEGURANÇA NO FINAL DO ANO

* Nunca faça ligação clandestina. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser crime, provoca acidentes graves e até morte;

* Jamais se aproxime de fios partidos ou caídos, nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica;

* Não suba em postes e em torres de linha de transmissão;

* Evite ligar vários aparelhos em uma mesma tomada, pois pode sobrecarregar e gerar acidente;


Assessoria de Imprensa