O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, desconsiderou a Lei da Ficha Limpa e concedeu pedido de tutela provisória de urgência para que o pecuarista Zé Vieira (foto) possa assumir amanhã o cargo de prefeito de Bacabal, ocupado por ele por outras duas vezes. Vieira sofreu várias condenações pelo Tribunal de Contas da União por improbidade administrativa e outros desvios de recursos.
O ministro Gilmar Mendes sempre foi crítico ácido da lei que impede ficha suja de disputar eleição ou assumir cargos públicos.
“Promotores e juízes ameaçam parlamentares com a Lei da Ficha Limpa, essa é a realidade[…]. Há abuso de poder[…]. Ao empoderarmos determinadas instituições, estamos dando a elas um poder que elas precisam para fazer esse tipo de chantagem”, disse Mendes, que etende que a lei foi feita com bebidas.
Com a posse de Zé Vieira abre-se precedentes para que outros fichas sujas mais que pau de galinheiro possam concorrer a eleição em 2018 tranquilamente, pois todos os processos contra o ex-prefeito foram transitados em julgados.