Detran-MA dispensa concurso e contrata instituto por R$ 1,2 milhão

Órgão é controlado pelo deputado Weverton Rocha. Pedetista é um dos candidatos do Palácio dos Leões ao Senado em 2018

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no Maranhão dispensou a realização de concurso ou seletivo público — como o aberto pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), recentemente — e contratou o Instituto Euvaldo Lodi Núcleo Regional (IEL) do Maranhão para o fornecimento de pessoal para complementar as atividades desenvolvidas pelo órgão.

A contratação foi feita de forma direta, por dispensa de licitação, ao custo global de R$ 1.206.300,00 (um milhão duzentos e seis mil e trezentos reais) para os cofres públicos. O contrato foi assinado no dia 13 de janeiro último, mas publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) quase um mês depois, dia 9.

Desde março de 2016, o Detran-MA é controlado pelo deputado federal Weverton Rocha (PDT), candidato ao Senado em 2018 com o apoio do Palácio dos Leões. Partiu dele a indicação da advogada Larissa Abdalla Britto para a diretoria-geral do órgão. Ela é viúva do ex-secretário do pedetista histórico, Jerry Gonçalves Abrantes.

Pelo contrato, o IEL-MA, que tem como diretor o presidente perpétuo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, se compromete a disponibilizar estagiários para trabalhar na sede do Detran/MA e Ciretran. O Objetivo do acordo, segundo o extrato do contrato, é promover a inclusão do jovem no mercado de trabalho.

A vigência é de 12 meses, podendo ser prorrogado por meio de termo aditivo, por períodos iguais e sucessivos até o limite de 60 meses.