Começou a “molecagem” na nova gestão! Prefeitura dispensa concursados e vai criar 216 contratos temporários

Um Projeto de Lei da Prefeitura Municipal de Axixá do Tocantins, pode deixar vários concursados de fora do serviço público. Na semana passada, o prefeito Damião Castro (PMDB), enviou para a Câmara Municipal aprovar a autorização para empregar 216 contratos temporários. Mesmo com Concurso Público realizado, com 73 vagas, os vereadores Negão do Cinda (PMDB) e Genesiano Gomes (PMDB), entraram com uma Ação Civil Popular (ACP), conseguiram suspender a nomeação dos aprovados e foram escalados para aprovar o projeto de contratos temporários.

O número de contratos supera em quase três vezes a quantidade de nomeados no concurso e impedidos de tomar posse. Fato que sobrecarrega inda mais a máquina pública.

Na sessão da semana passada, diversos aprovados no concurso público compareceram à Câmara para protestar com faixas e palavras de ordem, tentando sensibilizar os parlamentares. O certo é que o grupo conseguiu que o projeto fosse tirado de pauta, mas deve retornar nas sessões desta semana.

“É uma situação constrangedora ter que vir aqui na Câmara cobrar um direito adquirido. Passamos no concurso e não querem dar posse. Mas todos aqui sabem os motivos. O prefeito Castro e os vereadores querem usar a lei para cumprir seus compromissos de emprego prometidos na campanha. Mas vamos lutar até o fim contra essa arbitrariedade”, disse uma aprovado no concurso que p2ediu para não ser identificado.

As 216 contratações podem ser feitas todas retroativas a 2 de janeiro.