O ex-vereador de Imperatriz e ex-prefeito de São Pedro da Água Branca, Nerias Teixeira de Sousa, morreu na madrugada desta terça-feira, 14, aos 81 anos, vítima de complicações cardíacas. Uma neta divulgou no Facebbok que ele faleceu a caminho do hospital. O político era diabético e enfrentava problemas de saúde tinha algum tempo.
Nerias Teixeira nasceu em 25 de maio de 1936 na cidade em que, 65 anos depois, se tornaria prefeito. Foi vereador em Imperatriz durante o governo de José de Ribamar Fiquene (1983/1988). Concorreu a reeleição e perdeu. Ao ter certeza de que não voltaria à Câmara Municipal, durante uma entrevista, fez uma declaração que entrou para o folclore da política maranhense: “O povo merece é taca”.
Em 2000, tornou-se o segundo prefeito de São Pedro da Água Branca (o município desmembrara-se de Imperatriz), pelo PMDB. Cumpriu um conturbado mandato e nunca mais exerceu cargo público pelo voto. Era um homem simples, de linguagem popular e faleceu com poucas posses.
Luto
O presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, José Carlos Soares, anunciou a morte do ex-vereador na manhã desta terça em plenário e, após a primeira parte dos trabalhos, suspendeu a sessão para que os vereadores pudessem prestar solidariedade à família.
O presidente decretou lutou oficial de três dias na Casa e lamentou a morte do ex-vereador. “Ele era um homem simples e mereceu os cargos que exerceu porque foi eleito pelo voto popular. Faz parte da história de Imperatriz e de São Pedro da Água Branca. Neste momento, estamos prestando solidariedade à família e aos amigos do Nerias”, declarou o presidente.
Até o final da tarde, a Câmara Municipal esperava a chegada do corpo para o velório no Plenário da Casa e para prestar as últimas homenagens ao político. A família não informou o dia e o local do sepultamento.