Para registrar o Dia Nacional do DeMolay, comemorado no dia 18 de março, integrantes da ordem paramaçônica participaram da Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Imperatriz na sessão desta quarta-feira, 15. Eles foram recepcionados pelo presidente da Casa, José Carlos Soares e pelo vereador Hamilton Miranda.
O venerável Grão-Mestre da Loja União e Fraternidade, senhor Isac, liderava o grupo. O jovem Enzo Lacerda fez um breve relato sobre a história da ordem.
Imperatriz vai sedir em junho, o Congresso DeMolay do Maranhão, com representantes de lojas maçônicas de todo o estado e de outras unidades da federação.
História
Anualmente, o Dia Nacional do DeMolay é comemorado em 18 de março, mesma data em que aconteceu o falecimento de Jacques de Molay, que foi considerado o herói mártir da Ordem, o último Grão-Mestre da Ordem dos Templários.
A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta para homens entre 12 e 21 anos que possui princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos. É mantida pela Maçonaria e foi fundada no dia 24 de março de 1919, nos Estados Unidos, pelo maçom Frank Sherman Land. Os integrantes deste grupo possuem alguns símbolos onde eles podem se reconhecer pelas ruas, sem precisar falar que são da mesma Ordem.
A Ordem DeMolay possui cerca de 8 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade é denominado Sênior DeMolay, perde seu direito a voto e o de ocupar cargos efetivo e passa a poder acompanhar os trabalhos do Capítulo através da “Associação DeMolay Alumni”. No Brasil, a Ordem é distribuída em mais de setecentos e noventa capítulos, sendo que os milhares de DeMolays regulares de todos os Estados da federação se reúnem freqüentemente.
Texto: Carlos Gaby/Assimp
Fotos: Fábio
Fotos: Fábio
Legendas: 1) Venerável Grão-Mestre da Loja União e Fraternidade, senhor Isac
2) Jovem Enzo Lacerda, membro da ordem em Imperatriz
2) Jovem Enzo Lacerda, membro da ordem em Imperatriz