Câmara de Imperatriz deve instituir Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down

Tramita na Câmara Municipal Projeto de Lei Ordinária (PLO) de autoria do vereador Fábio Hernandez (PSC) que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre a Síndrome de Down. A matéria foi apresentada em plenário na sessão de terça, 4, e encaminhada às comissões técnicas da Casa.
Várias cidades do país já oficializaram esta iniciativa. Segundo o autor do projeto, a semana deverá coincidir com o período entre os dias 15 e 21 de março, data em que é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down.
“A semana irá marcar uma série de atividades e discussões, como a questão do preconceito, que ainda existe, e a inclusão social dos cidadãos com Síndrome de Down”, explicou o vereador.
Fábio Hernandez adiantou que vai destinar parte do recurso a quem tem direito nas emendas parlamentares para, em 2018,  custear as atividades da semana, como oficinas de educação e recreação, dia de lazer, cursos e debates, “com o objetivo de  debatermos a inclusão social dessas pessoas e também dar ênfase e visibilidade à nossa semana municipal sobre a conscientização da Síndrome de Down”.
O vereador alertou também para a necessidade de apoio às entidades que prestam assistência às pessoas com síndromes de down, especialmente as crianças, como a Associação do Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) e a associação de mães e amigos de pessoas com síndrome de down.
“Hoje a Apae de Imperatriz passa por dificuldades, exatamente pelo atraso do repasse desde o ano passado, por parte da Prefeitura, do recurso do governo federal para manutenção de suas atividades e pagamento de professores, médicos, psicólogos e outros profissionais”, denunciou.
Texto: Carlos Gaby/Assimp
Foto: Vereador Fábio Hernandez (PSC), autor do projeto
Crédito: Divulgação