Enquanto Marcelo Miranda se trata no Albert Einstein, criança padece com cisto no cérebro no Regional de Araguaína-TO

Um menino de cinco anos com cisto no cérebro aguarda por cirurgia no Hospital Regional de Araguaína, norte do Tocantins. A unidade não tem UTI pediátrica, por isso a operação não pode ser realizada. O problema perdura há anos. Segundo o Ministério Público Estadual, mais de 80 crianças morreram nos últimos anos na região, sem fazer o procedimento. (Veja o vídeo)

Gabriel Alves Lima deu entrada no hospital, no último sábado (22). Uma semana se passou e a situação é ainda pior. “Eu estou cobrando um laudo da tomografia do meu filho que está internado em cima de uma cama quase morto, dependendo desse laudo para poder transferi-lo e fazer a cirurgia na cabecinha dele”, lamenta o pai Derocy Pereira.

O menino tem hidrocefalia, não enxerga e não anda e ainda sofre de uma doença de envelhecimento precoce. Para fazer a cirurgia, ele precisa de um leito de UTI pediátrica. O serviço não é ofertado no hospital e a família está sem saber o que fazer.

Obras em atraso

As obras para a instalação dos leitos de UTIs pediátricas em Araguaína, norte do estado, começaram, mas com atraso. O prazo para a Secretaria de Saúde entregar a obra era esse mês de abril, mas a previsão é de que os 10 leitos comecem a atender crianças daqui a quatro meses.

Os leitos estão sendo construídos em uma sala do Hospital Municipal de Araguaína. O orçamento da obra é de R$ 395 mil e o custo de manutenção dos leitos deve ser dividido com os governos estadual e federal.

Resposta

A Secretaria Estadual da Saúde informou que ainda não recebeu o pedido de vaga em UTI pediátrica para o menino Gabriel. Já a direção do Hospital Municipal de Araguaína informou que essa solicitação foi feita neste sábado (29). Informou ainda que Gabriel está recebendo tratamento para que o quadro clínico seja estabilizado, só depois disso a cirurgia neurológica poderá ser realizada.