O Ministério Público abriu procedimento por meio de Inquérito Civil Público, para apurar denúncias de improbidade administrativa, supostamente cometidas com autorização do presidente da Câmara Municipal, vereador Edson Medeiros Avelino Silveira, o Irmão Edson (PSDB). As acusações são de uso indevido de veículo oficial, concessão irregulares de diárias e omissão em informações públicas.
As declarações foram feitas ao MP, pelos vereadores Elson Bujica (PMDB) e Dondom (PR).
Segundo a denúncia que resultou em dois Inquéritos o de nº 03/2017 e nº 04/2017, o presidente da Câmara Municipal, teria liberado um veículo oficial do Poder Legislativo, o Fiat Uno Mille, placa MWJ-2128, para o suplente de vereador, Wemerson Teixeira (PMDB), passar o feriado de Tiradentes, dia 21 de abril e o final de semana, sábado e domingo, dias 22 e 23, no estado do Pará, com sua namorada. O veículo chegou a ser flagrado atravessando a balsa na madrugada do dia 21 de abril, para o município paraense de São Geraldo do Araguaia.
A denúncia também investigará sobre as concessões indevidas de diárias. Em apenas quatro meses, o presidente já teria gastos 50% da dotação orçamentária anual para este fim.
A falta de transparência da gestão de Irmão Edson, também será investigada pelo MP, pois segundo os vereadores, informações que deveriam ser públicas, não estariam sendo disponibilizadas dentro dos prazos legais, mesmo sendo requeridas oficialmente.
O MP já noticiou o presidente da Câmara sobre o processo e abriu prazo para manifestação do Poder Legislativo, que deve apresentar sua versão sobre as acusações. O MP também já está realizando diligencias para apurar os fatos.