Prevenção é a melhor alternativa para saúde bucal
Com o objetivo de incentivar as crianças para a prevenção de problemas dentais, a coordenação do Programa de Saúde Bucal do Município (PSBM) realizou, hoje (09), atendimentos na Escola Paulo Freire, no Parque Amazonas . A ação contou com a participação de dentistas da Prefeitura, profissionais e estudantes da faculdade Devry Facimp, para a realização de palestras, aplicação de flúor, avaliações e escovação.
Cerca de 600 crianças foram atendidas durante as atividades, que serão expandidas para outras escolas. “Iniciativas como essas são importantes para alertar e conscientizar a família para cuidados que devem ser tomados, principalmente em relação à higiene bucal, medidas fundamentais para manter dentes e gengiva em ordem” – reforçou a coordenadora PSBM, Poliana Peloso.
Ela observa que a prevenção diária, através de uma boa escovação e uso correto do fio dental, ajuda a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. “Devemos ter em mente que prevenir é a maneira mais econômica, menos dolorida para se cuidar da saúde bucal” – alertou.
De acordo com o dentista Ermano Cantanhede, após as triagens, várias crianças foram diagnosticadas com casos que precisam ser tratados. “Foi preenchida uma ficha e os pacientes que necessitam maior assistência serão encaminhados para o atendimento na Unidade Básica de Saúde de seu bairro” – explicou.
O secretário de Saúde do Município, Alair Firmiano, ressalta que levar esse tipo de ação até a comunidade escolar é de suma importância, porque facilita o acesso de quem não vai ao dentista habitualmente. “Assim proporcionamos diagnósticos que muitas vezes o usuário nunca teria, por não procurar nossa rede. Uma das crianças atendidas aqui, por exemplo, foi encaminhada com suspeita de lesão óssea” – detalhou.