Na manhã desta segunda-feira, 12, os servidores públicos do Tocantins foram surpreendidos sem seus salários em conta. O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe), emitiu nota de repúdio sobre a situação.
Com a palavra, o Sisepe:
O SISEPE-TO repudia o atraso no pagamento do salário dos servidores públicos do Estado do Tocantins que deveria ocorrer nesta segunda-feira, 12 de junho.
Sem apresentar nenhuma justificativa, o Governo do Estado surpreendeu a todos os servidores logo no início da semana que não encontraram o salário disponível para saque em suas contas bancárias. Para o SISEPE-TO esta atitude demonstra a falta de comprometimento deste governo em honrar com seus compromissos com o servidor público.
Vale lembrar que o salário é a fonte de sobrevivência dos servidores públicos estaduais e de milhares de famílias em todo o estado que dependem deste dinheiro para honrar seus compromissos e até mesmo se alimentar.
Ao deixar de pagar na data correta o Governo do Estado demonstra total falta de bom senso e nenhuma preocupação com os servidores públicos e também com a economia do estado, já que o atraso no pagamento causa diversos transtornos e constrangimentos, como a adição de juros e multas e cobrança por atraso no pagamento das dívidas, além de prejudicar a economia do estado que depende da entrada deste dinheiro no comércio.
Ressaltamos que desde o início do governo Marcelo Miranda o pagamento, que anteriormente era feito todo dia primeiro, foi alterado para todo dia 12, forçando os servidores públicos a readequarem seus compromissos financeiros e o orçamento familiar. O que se espera do governo é que, no mínimo, cumpra com o pagamento em dia.
O SISEPE-TO repudia a atitude do Governo do Estado do Tocantins, exigindo uma justificativa para o atraso e que o pagamento seja regularizado o mais breve possível sem que esta situação volte a acontecer prejudicando milhares de servidores em todo o estado.
Governo:
Nos bastidores a informação é que o Governo estaria fazendo os últimos esforços para tentar creditar o dinheiro na conta dos servidores às 0h desta terça-feira, 13.
Antes de Marcelo Miranda assumir o Governo, os pagamentos eram feitos até o quinto dia útil do mês. Depois de Marcelo Miranda assumir em 2015, ele protelou para o dia 12. E agora para o dia 13.