Programação abordou gestão democrática e acesso às seguranças socioassistenciais
Com o objetivo de avaliar e propor diretrizes para a implementação de políticas de Assistência Social, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) e Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro reuniu mais de 226 participantes, no auditório da Faculdade Pitágoras, do Centro.
Na mesa de abertura, os secretários municipais Fátima Avelino (Desenvolvimento Social), Rosa Arruda (Meio Ambiente), Edna Ventura (Mulher) e Josenildo Ferreira (Educação), além dos promotores de Justiça, Joaquim Júnior e Lucas Mascarenhas, deputado estadual Antônio Pereira (DEM), Ascenção de Maria Matos (conferencista), Maria de Jesus Torquato (presidente do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS), o aspirante do Exército, Adiel Amorim – representando o 50º BIS, e o vereador Antônio Pimentel (PDT) – em nome da Câmara Municipal.
O prefeito foi representado pelo secretário de Educação, Josenildo Ferreira. Segundo ele, “a política só existe quando há melhoria na vida das pessoas e esse é um dos pontos da gestão de Assis Ramos”.
Em discurso, a secretária da Sedes, Fátima Avelino, reforçou que a “Conferência é um ato democrático e, por isso, é importante o papel do Poder Público e a participação da população nesse processo”.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Maria de Jesus Torquato Cavalcante, do encontro sairão indicativos que vão ajudar na elaboração de políticas públicas que beneficiarão a população imperatrizense.
Durante programação, teve a leitura do Regimento Interno, apresentações culturais com os grupos de xaxado, do Centro de Convivência da Vila Davi II, e dança, do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Bom Jesus.
Para fomentar o debate e ampliar as reflexões, Ascenção de Maria Matos fez palestra sobre “garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS”. Em seguida, as pessoas foram divididas em grupos para discutirem os quatro eixos da conferência (proteção social, gestão democrática, acesso às seguranças socioassistenciais e legislação) para elaborarem o relatório final.
O documento contém a deliberação para o evento dos três entes federados, com 10 propostas para a municipal, duas para a estadual e quatro para a federal (as duas últimas ainda ocorrerão). As propostas municipais serão encaminhadas à prefeitura, para serem acompanhadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social. Foram eleitos oito delegados que vão representar Imperatriz na Conferência Estadual, 18 a 20 de outubro, em São Luís.
DELEGADOS ELEITOS
Poder Público
Maria de Fátima Lima Avelino – secretária Municipal de Desenvolvimento Social
Celene Jardim Ericeira – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
Ariston de França – Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)
Anrrelines Ferreira – Centro de Referência de Assistência Social (Cras)
Sociedade Civil
Maria de Jesus Torquato Cavalcante – Conselho Municipal de Assistência Social
Regina Célia Rodrigues Lopes – Associação dos Deficientes de Imperatriz (ADI)
Maria Perpetua Socorro M. e Silva – Pastoral da Pessoa Idosa
Maria do Carmo Martins Oliveira – Usuários da Assistência Social