São Luís – A primeira oficina técnica do Projeto Encadeamento Produtivo Desenvolvimento de Representante e Transformadores de Farinha na Região Metropolitana de São Luís, ocorre nos próximos dias 09 e 10 de agosto, das 15 às 19 horas, nas padarias Mundo de Coisas e Buonna Massa, respectivamente. A oficina “Pães para o Dia dos Pais” é uma das ações do projeto, que é uma parceria do Sebrae com a empresa M.Dias Branco.
As oficinas são de curta duração, onde serão elaborados produtos para incrementar o mix das padarias com novidades para o Dia dos Pais. A ação é voltada para as empresas que estão participando do projeto.
De acordo com gestor do Encadeamento Produtivo M. Dias Branco, Erlon Rodrigues, a meta é que 95 empresas estejam inseridas no projeto. “Contamos com 53 empresas já inscritas no Transformadores de Farinha e estamos iniciando as ações nas padarias da Região Metropolitana de São Luís. No final de julho estivemos em missão empresarial a maior feira de panificação da América Latina”, disse.
Missão Empresarial
Um grupo de 14 empresários do ramo de panificação e confeitaria da Grande São Luís participou da Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos (FIPAN), que aconteceu entre os dias 25 e 28 de julho, no centro de convenções Expo Center Norte, em São Paulo. O Sebrae, por meio da Unidade Regional em São Luís, coordenou a viagem, que teve início dia 25, e integra o plano de ações do projeto Encadeamento Produtivo Desenvolvimento de Representante e Transformadores de Farinha na Região Metropolitana de São Luís, que é uma ação conjunta do Sebrae e a M. Dias Branco.
Segundo Erlon Raposo, a missão empresarial tem como objetivo promover uma interação entre as empresas da panificação, além de buscar novas tecnologias, máquinas e equipamentos. Também foram realizadas várias visitas técnicas a padarias na capital paulista.
“A missão foi muito proveitosa, participamos de várias capacitações oferecidas pela feira, os empresários tiveram acesso a produtos inovadores e também puderam fazer a aquisição de máquinas modernas para seus estabelecimentos, fizemos diversas visitas técnicas a padarias denominadas “conceito” e os empresários trocaram experiências, receberam dicas de gestão, esclareceram dúvidas e obtiveram orientações ligadas ao dia a dia da produção e comercialização de alimentos”, destacou Raposo.
O empresário Maxwell Lopes, da Padaria Martins, um dos integrantes do projeto de encadeamento produtivo, diz ter ficado impactado com que viu durante a missão. “A Fipan é grandiosa. Tivemos vivências maravilhosas com as visitas, com a troca de conhecimento e com tanta inovação que podemos agregar para o nosso negócio. Uma experiência extremamente exitosa”, relatou Maxwell.
Transformadores de Farinha
O projeto, intitulado Transformadores de Farinha, vem para agregar valor à cadeia produtiva da panificação, fortalecendo a capacidade de gestão dos empresários e envolvendo os fornecedores do setor, e oferecerá capacitação e consultoria para aumentar a competitividade, incrementar o portfólio dos produtos fabricados e gerar mais negócios. O objetivo é fortalecer essa cadeia produtiva em seis estados da região Nordeste: Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Maranhão.
O projeto de encadeamento produtivo é uma estratégia para contribuir com a melhoria dos índices de produtividade e competitividade e gestão das empresas do setor, promovendo a inserção de pequenos negócios em cadeias de valor de grandes empresas, por meio de relacionamentos cooperativos de longo prazo e mutuamente atraentes.
Foto: UMC/Sebrae
O Sebrae no Maranhão está coordenou o grupo de empresários maranhenses que está em missão
empresarial na maior feira de Panificação e Confeitaria da América Latina: FIPAN 2017, em São Paulo.