Ministério Público identifica problemas no atendimento a idosos no Maranhão

A Promotoria do Idoso fez uma vistoria no Centro de Especialidades Médicas, no bairro do Vinhais.

A Promotoria do Idoso fez uma vistoria no Centro de Especialidades Médicas, no bairro do Vinhais. (Foto: Ministério Público do Maranhão)

A Promotoria do Idoso fez uma vistoria no Centro de Especialidades Médicas, no bairro do Vinhais. (Foto: Ministério Público do Maranhão.

Uma vistoria realizada pela 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso de São Luís constatou que da entrada até os corredores e recepções dos consultórios do Centro de Especialidades Médicas, localizado no bairro Vinhais, a precariedade no atendimento, sobretudo no que se refere à prioridade para os idosos.

Vários registros foram feitos por meio do Disque Denúncia que encaminhou as reclamações de usuários da unidade à Ouvidoria do Ministério Público. A vistoria observou que a grande maioria delas, desde crianças a idosos, aguardava em pé, por horas, para serem atendidas.

Ministério Público do MA constatou irregularidades no atendimento de idosos em São Luís (Foto: Ministério Público do Maranhão)

Ministério Público do MA constatou irregularidades no atendimento de idosos em São Luís (Foto: Ministério Público do Maranhão)

Muitas reclamavam do desconforto e da desorganização no local. A entrega de senhas para a marcação de consultas só inicia às 13h e alguns usuários chegam de madrugada.

Era o caso da senhora Maria da Graça Abreu, de 63 anos, que chegou ao centro às 7h e até as 10h ainda nem tinha conseguido marcar a consulta para o neurologista que desejava. “Já estou aqui há horas e me informaram que só vão entregar as senhas para marcação de consultas 1 hora da tarde”, reclamou.

Idosa reclamou da demora na Centra de Marcação de Consultas (Foto: Ministério Público do Maranhão)

Idosa reclamou da demora na Centra de Marcação de Consultas (Foto: Ministério Público do Maranhão)

A mesma reclamação foi feita pelo senhor Claudionor Pereira, de 68 anos, que também chegou ao local no início da manhã e aguardava a entrega das senhas somente à tarde.Além da demora no atendimento e do desconforto na unidade de saúde, a equipe identificou outros problemas como a pouca quantidade de médicos em algumas especialidades, a exemplo de neurologia e cardiologia, a insuficiência de funcionários para atender a demanda existente, venda de senhas e a falta de cadeira de rodas. A única existente no centro já está sem pneu em uma das rodas, o que dificulta a condução dos pacientes.

De acordo com o promotor José Augusto Cutrim, o Núcleo Psicossocial do MPMA e de representantes da Vigilância Sanitária Municipal e estadual, do Corpo de Bombeiros, Conselhos Estadual e Municipal do Idoso e Conselhos Regionais de Enfermagem, Serviço Social e Fisioterapia e a Câmara Técnica de Gerontologia entregarão relatórios sobre o que foi observado em sua respectiva área de atuação, para que a Promotoria do Idoso defina as providências a serem adotadas diante dos problemas identificados.