Centro oferece atividades e serviços para pessoas com deficiências
A Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, inaugurou, na manhã de quinta, 24, as instalações do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência – CRPD, na Rua Sergipe, 24 – Três Poderes. Solenidade teve a participação do prefeito, Assis Ramos; vice-prefeito, Alex Rocha; primeira-dama, Janaina Ramos; secretária da Sedes, Fátima Avelino; coordenadora do CRPD, Jacqueline Belchior; coordenadora do Projeto Travessia, Jade Tavany; dos secretários municipais, assessores e gente da comunidade.
Com mais de 1.280 usuários cadastrados, 20 atendimentos por dia, o CRPD é uma unidade pública que recebe crianças, jovens e adultos com qualquer tipo de deficiência, além de servir de apoio aos familiares. O espaço oferece atividades que permitem a convivência em grupo, cuidados pessoais, fortalecimento das relações sociais, orientações, encaminhamento de currículos ao mercado, emissão de carteiras de livre acesso e passe livre municipal e federal.
De segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, público participa de oficinas de trabalhos manuais, música, dança, cursos de informática básica, braile e libras, e recebe acompanhamento nas áreas de fisioterapia, assistência social, terapia ocupacional e nutricional.
O prefeito Assis Ramos ressaltou que Imperatriz registra melhorias nas atividades sociais, proporcionando às famílias e aos usuários do Centro, o desenvolvimento da autonomia para ter independência coletiva e individual. “É um dia para comemorarmos, pois a cidade avança na questão dos direitos da pessoa com deficiência, com muita responsabilidade” – reforçou.
A secretária da Sedes, Fátima Avelino, destacou os esforços da equipe do CRPD e da gestão, pelas ações direcionadas. “São momentos, como esse, que valorizam e cuidam das nossas famílias imperatrizenses. Estão de parabéns os servidores e o prefeito pelo importante gesto” – frisou.
A coordenadora do CRPD, Jacqueline Belchior, explicou que “todo o trabalho realizado no Centro ajuda nas relações entre os cuidadores, familiares e o fortalecimento de vínculos, através dos serviços oferecidos”.
Um dos usuários é Edivaldo Freitas, 49 anos, morador do Parque Santa Lucia. “Há quase 15 anos participo das atividades do CRPD, principalmente das oficinas de pintura e atividades artesanais, e isso tem contribuído muito para minha autoestima” – enfatizou.
Para ampliar o atendimento, o município firmou, há seis meses, parceria com o Estado, através da coordenação do “Projeto Travessia”, executado pela Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB). O serviço oferece transporte especial gratuito aos cadeirantes.