VERGONHA! Apagão na Segurança Pública do Maranhão!!!

É crítica e caótica a situação nas delegacias do interior do estado. Neste mês, além da pane no sistema operacional da Polícia Civil, o SIGO, outro absurdo afetou a prestação de serviços a milhares de maranhenses. Na última sexta-feira, 25, populares do município de Paraibano deixaram de ser atendidos na Delegacia de Polícia, por falta de energia elétrica do imóvel. Motivo: atraso de contas.

O fato foi publicado pelo jornalista Daniel Matos. Em seu blog, ele revela que não foi a primeira vez que a Cemar efetuou o corte de energia no referido imóvel. A reportagem detalha ainda que as contas de energia elétrica eram pagas pela Prefeitura de Paraibano, assim como o aluguel do imóvel. O que não é novidade. No interior do estado, a maioria das prefeituras arca com o custeio das despesas das unidades policiais, inclusive, funcionários são cedidos pelas administrações municipais, exercendo função de escrivão ad hoc. Por fim, o texto conta que o “Governo do Maranhão tem ciência da situação, mas não toma providência, penalizando a população do município, que sofre com esse descaso”.

Ao longo do início da gestão, o Sinpol-MA vem denunciando as mazelas e descasos com os serviços e servidores da segurança. São instalações prediais na iminência de desabar; policiais civis fazendo guarda de presos até de justiça, caracterizando desvio de função; falta de valorização do Policial Civil; assédio moral; entre outros problemas que se agravam diariamente pela falta de visão administrativa dos nossos governantes.

Sobrou também até para o site do Sinpol-MA (www.sinpolma.org.br), que, inexplicavelmente, está bloqueado em todas as unidades policiais que utilizam o link da Secretaria de Segurança, em São Luís. Há mais ou menos um mês, os policiais civis não conseguem acessar o site institucional pelo computador. Agora, saber de notícias informativas sobre atividades do sindicato, só pelo celular, ou pelo computador de casa. Censura? Represália? Quem está por trás disso tudo?

O apagão na delegacia de Paraibano, entre outros problemas crônicos, é reflexo da falta de investimentos em Segurança Pública. Se assim continuar, teremos cortes nos serviços de água, telefonia…

SINPOL-MA

A Diretoria.