Exclusivo! Pior que isso não fica

No Iêmen, a cada 10 minutos uma criança morre por desnutrição. 500 mil pessoas foram contaminadas pela maior epidemia de cólera que o mundo já viu, e o bombardeamento dos sauditas destruiu todos os acessos para a chegada de ajuda humanitária.

É um cenário apocalíptico para os inocentes, mas podemos ajudar.

Muitos de nós talvez nunca ouviram falar desse pesadelo porque a Arábia Saudita expulsou todos os jornalistas estrangeiros do país. Eles querem esconder o impacto devastador de sua guerra das manchetes para que nossos governos continuem vendendo tanques, munição e mísseis para eles.

O pior é que este plano está funcionando e nossos líderes estão fazendo vista grossa. Mas a Avaaz é única: nosso financiamento vem de cidadãos comuns sem agenda política e nossa ajuda pode salvar a população. Juntos iremos:

  • Infiltrar jornalistas no país para que possam expor a situação para o resto do mundo;
  • Mobilizar países doadores para que aumentem imediatamente o financiamento de ajuda humanitária;
  • Pressionar países como Canadá e Reino Unido para deixarem de fornecer as armas que viabilizam todo esse horror.

A triste realidade é que se não fizermos isso, ninguém mais vai. 20 milhões (!) de iemenitas precisam desesperadamente de ajuda.

A campanha devastadora da Arábia Saudita no Iêmen é na verdade uma queda de braço com o Irã pelo controle da região. Eles dizem que estão defendendo o governo “legítimo” contra um grupo de rebeldes, mas essa luta não é em nome da democracia, mas sim pela influência na região.

Assim como na Síria, a população civil iemenita é a principal vítima da guerra, só que sem a mesma atenção global. O Iêmen já era o país mais pobre da região e agora hospitais, escolas e bairros inteiros viraram entulho. A última loucura da Arábia Saudita foi bloquear a venda de combustível para aviões da ONU que estão prontos para entregar ajuda humanitária!

O que agrava a situação é que os sauditas não estão fazendo isso sozinhos. Muitos de nossos governos estão viabilizando essa guerra por meio da venda de armas, aconselhamento militar, e até mesmo enviando soldados. Trump acabou de fechar uma venda de armas no valor 100 bilhões de dólares! Para nossos governos, petróleo e a amizade com os sauditas são mais importantes que as vidas dos iemenitas.

Não precisamos ser cúmplices disso. Se doarmos o suficiente, podemos mostrar ao povo iemenita que não somos nossos governos, que nos importamos com a situação desesperadora que estão enfrentando, e que lutaremos para que parem de bombardear pessoas inocentes. Alguns grupos corajosos estão tentando fazer isso acontecer, mas até agora, ninguém conseguiu. Vamos nos unir urgentemente enquanto ainda dá tempo.

Podemos cruzar os dedos e torcer para que alguém salve o Iêmen, ou então fazer o que nossa comunidade faz de melhor: se unir e falar em nome daqueles que não têm voz. Não vamos nos calar.

Com esperança,
Danny, Rewan, Alice, Allison, Wissam, Nataliya, Ricken, e toda equipe da Avaaz

Mais informações:

“É uma morte lenta”: Iêmen vive a pior crise humanitária do mundo (UOL)
https://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2017/08/25/e-uma-morte-lenta-a-pior-crise-humanitaria-do-mundo.htm

Surto de cólera agrava crise humanitária no Iêmen (BBC Brasil)
http://www.bbc.com/portuguese/internacional-40397983

Da guerra à cólera, o Iêmen sofre uma das maiores crises do século (O Globo)
https://oglobo.globo.com/mundo/da-guerra-ao-colera-iemen-sofre-uma-das-maiores-crises-do-seculo-21680120#ixzz4r9jQz1Cj

Mais de um milhão de crianças podem morrer de cólera no Iêmen, diz ONG (O Globo)
https://oglobo.globo.com/sociedade/mais-de-um-milhao-de-criancas-podem-morrer-de-colera-no-iemen-diz-ong-21659036#ixzz4r9k94zzT

Iêmen, mais um país à beira do caos (CartaCapital)
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&ved=0ahUKEwjlsqm72fzVAhVrJMAKHb35A_0QFgg3MAM&url=https%3A%2F%2Fwww.cartacapital.com.br%2Finternacional%2Fiemen-mais-um-pais-a-beira-do-caos-3878.html&usg=AFQjCNG3ift776LryovA2jmUBCbQHqvVXw