conheça Cinco passos para se tornar um voluntário na ajuda ao paciente com câncer

Ser maior de idade e ter controle emocional são uns dos principais critérios

Além de aprimorar suas próprias atividades, realizar trabalhos voluntários pode ser uma ótima oportunidade para mostrar amor ao próximo. O Instituto Amar Mais, que cuida de pacientes com câncer em Imperatriz e que também dá assistência as pessoas atendidas no Centro de Tratamento de Câncer – Oncoradium, sempre abre as portas para o voluntariado. Criamos uma lista com cinco informações necessárias para poder trabalhar nessas condições dentro da instituição:

1º passo – Primeiramente, o voluntário deve ser maior de idade e reservar um período de pelo menos 2h por semana para desenvolver as atividades que deseja. É necessário também que seja alguém responsável e que entenda que o trabalho não será remunerado.

2º passo – O voluntário precisa ter controle emocional e psicológico para lidar com os pacientes, que estão em um estado de muita fragilidade. Deve ser uma pessoa paciente, e, sobretudo, cuidadosa.

3º passo – Os interessados devem procurar presencialmente a secretaria do Instituto Amar Mais e informar sobre o tipo de atividade que deseja realizar.

4º passo – Os serviços mais demandados pelos pacientes são os de beleza, estética, limpeza e programações religiosas. Geralmente o tratamento de câncer causa de perda de cabelo, o que mexe com a autoestima dos pacientes. Por isso que esse serviço é tão importante.

5º passo – Caso o voluntário não tenha muito tempo disponível para realizar atividades, ele pode fazer doações financeiras ou de alimentos.

 

A direção do Instituto informa: “mesmo que ainda o pretendente ao voluntariado não possa exercer qualquer atividade ou realizar doações de alimentos ou em dinheiro, ele pode doar um pouco do seu tempo para conversar com os pacientes. Atenção e carinho também são importantes no tratamento da doença”.

 

Serviço – O Instituto Amar Mais fica localizado na rua Rua Cândido Mendes, 754, Bonsucesso. Imperatriz, Maranhão.