Deputado do Rio Janeiro “pede vista” de Projeto de Roberto Rocha e atrasa inclusão de Imperatriz na área de atuação da Codevasf

Aprovado no Senado, e encaminhado regimentalmente para ser votado na Câmara dos Deputados,  o Projeto de Lei de autoria do senador Roberto Rocha (PSB) que trata da ampliação da área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para todo o Maranhão sofreu um duro golpe: sem nenhum motivo aparente o deputado Wadir Damous (PT-RJ) pediu vista do projeto  e com isso, a votação  no plenário que ocorreria  no último dia 22 de Agosto,  acabou sendo  retirada da pauta.
Com essa manobra, considerada estranha pelo o autor da  matéria , e alvo de um discurso rececente da deputada estadual Graça Paz (PSL) na Tribuna da Assembléia, fica adiada a inclusão do município de Imperatriz na área de influência da Codevasf, e assim  o Rio Tocantins e seus afluentes ainda não poderão ser alvo de qualquer ação executiva daquela autarquia.
Na tribuna da Assembléia Legsilativa a deputada disse considerar estranho  o pedido de vista bem como o  fato do projeto na Comissão de Constituição e Justiça da  Câmara dos Deputados  ter como relator um deputado do Estado de São Paulo, Fausto Pinato (PP) que nada sabe das questões do Maranhão e  isso com a comissão contando com dois parlamentares maranhenses.
A aprovação desse projeto na avaliação do senador Roberto Rocha, que  tem acompanhado com preocupação a situação do Rio Tocantins, é fundamental não só para  intervenções executivas da Codevasf  na região de Imperatriz, mas em toda Bacia do Tocantins.
É por causa da não aprovação  do PL 4450\2016  pela Câmara dos Deputados que o senador informou que seu gabinete ainda não marcou a data  para realização em Imperatriz do seminário “ Revitalização dos Rios Maranhense e de suas Nascentes”. Os seminários, que já ocorreram em São Luís, Pedreiras, Caxias, e recentemente Grajaú, integra o projeto SOS Águas do Maranhão que prevê a revitalização das águas de rios, canais e córregos pela Codevasf, que por enquanto só pode agir nas bacias do Parnaíba, Itaperecuru e Mearim.
O senador Roberto Rocha ressaltou que  esses seminários têm tido consequências.  “ Não queremos  só blá, blá”  disse informando que no caso do Rio Grajaú, que também enfrenta um sério problema de seca,   nos próximos dias técnicos da Codevasf  estarão na cidade para as análises inicias  das viabilidades técnicas das intrervenções   para salvar aquele rio. “ Deveremos fazer a mesma coisa em Imperatriz quando  nosso projeto for aprovado”  assinalou o senador.( final do texto)