Ex-ministro do Turismo atuará como consultor da Rota das Emoções

Luiz Barreto, que também já presidiu o Sebrae Nacional, participou da primeira reunião de alinhamento em Barreirinhas com diretores e representantes dos Sebraes estaduais do Maranhão, Piauí e Ceará 

FOTO: UMC/SEBRAE

LEGENDA: A primeira reunião de Luiz Barreto (dir) como consultor da Rota das Emoções aconteceu no Núcleo de Atendimento Empresarial de Barreirinhas e contou com a presença do diretor técnico do Sebrae no Maranhão, José Morais (centro), e do diretor superintendente do Sebrae no Ceará, Joaquim Cartaxo Filho (esq)

Barreirinhas – O projeto de governança e desenvolvimento do roteiro turístico integrado Rota das Emoções está ganhando um reforço de peso. Trata-se do ex-ministro do Turismo e ex-presidente do Sebrae Nacional,  Luiz Barreto, que a partir de deste mês atuará como consultor no desenvolvimento de estratégias para a iniciativa.

Barreto foi convidado pelos diretores dos Sebraes dos três estados que desenvolvem o roteiro turístico interestadual – Maranhão, Piauí e Ceará – e a primeira visita de alinhamento foi realizada nesta segunda-feira (4) no Núcleo de Atendimento Empresarial do Sebrae em Barreirinhas.

“Vamos aproveitar a experiência de 11 anos da Rota das Emoções. Neste primeiro momento, o meu papel será animar os atores envolvidos e vamos ajudar a construir o futuro da Rota. O mundo mudou muito nos últimos anos e consumidor, de produtos turísticos também mudou. A era digital está aí e queremos fazer com que a Rota das Emoções entre também neste novo mundo e se torne mais sustentável no longo prazo”, afirmou.

A Rota das Emoções foi instituída em 2006 quando Barreto era ministro do Turismo e nos últimos 11 anos tem sido desenvolvido com um dos roteiros turísticos integrados de maior êxito do país. Parte desse tempo em que a Rota se desenvolveu, teve Barreto como presidente do Sebrae Nacional.

Hoje a Rota abrange 14 municípios dos três estados, onde estão contidos mais de 290 meios de hospedagem, 341 estabelecimentos de alimentação e 65 agências de receptivos, todos são micro e pequenas empresas ligadas diretamente ao segmento do Turismo. Além disso, há roteiros complementares em outros 11 municípios nos três estados.

APOIO

O diretor técnico do Sebrae no Maranhão, José Morais, disse que o papel de Luiz Barreto, a priori, é ajudar a instituição nos três estados a buscar a governança do projeto das Rota das Emoções. “Num primeiro momento O Luiz Barreto está vindo para fazer uma animação dos atores da rota das emoções, para que cada um faça o que é de sua competência, para que o Sebrae possa focar naquilo que é sua atividade fim que atender os micro e pequenos negócios da região e no caso da Rota das emoções, as MPEs ligadas à cadeia do Turismo”, afirmou Morais.

Para o Diretor superintendente do Sebrae no Ceará, Joaquim Cartaxo Filho, a chegada de Luiz Barreto traz requinte ao plano de desenvolvimento do projeto da Rota das Emoções. “Ele conhece o projeto desde a origem, é um profissional muito qualificado na área e exerceu cargos públicos importantes. Isso traz um ganho grande para o projeto”, observou Cartaxo.

Novas ações já estão planejadas e ainda em setembro um grupo de agências de oferta de viagens (as chamadas offering trevels agencys – OTAs) que comercializam pacotes de viagem e intermediam pacotes para meios de hospedagens pela internet vão conhecer a Rota das Emoções, como forma de promover o roteiro integrado.