Aprovado em caráter terminativo projeto do senador Roberto Rocha que amplia atuação da Codevasf para todo o Maranhão

Com a ampliação a Bacia Hidrogáfica do Rio Tocantins poderá ser beneficiada com o aporte de recursos para recuperação de afluentes e nascentes

O senador Roberto Rocha encerrou a semana legislativa com uma boa notícia para o Maranhão: a aprovação, em caráter terminativo, do Projeto de Lei-na Câmara dos Deputados- que amplia para todo o Maranhão o raio de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco – Codesvaf.

De autoria do senador maranhense o projeto já tinha sido aprovado no senado, mas, como determina o ritual legislativo previsto na Constituição Federal precisava passar também pelas comissões da Câmara dos Deputados tendo sido aprovado em todas. A proposta foi aprovada nesta quarta-feira, dia 13 de Setembro.

Em entrevista ontem, direto de Brasília à Radio Nativa FM de Imperatriz, o senador declarou que o próximo passo será a sanção do projeto pelo presidente da República Michel Temer.

Com a aprovação do projeto, a Codevasf, que já atua no Maranhão nas bacias do Parnaíba, Itapecuru e Mearim, passará a atuar, entre outras, nas bacias do Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu.

Enfrentando hoje a maior seca dos últimos 50 anos o Rio Tocantins com o projeto do senador Roberto Rocha vai poder receber da Codevasf ações executivas que resultem em obras que contribuam, por exemplo, para a revitalização de seus afluentes, alguns hoje quase extintos.

Na entrevista, Roberto Rocha anunciou para o mês de novembro em Impetratriz o seminário “ Revitalização dos Rios Maranhense e de suas Nascentes”. Os seminários, que já ocorreram em São Luís, Pedreiras, Caxias, e recentemente Grajaú, integra o projeto SOS Águas do Maranhão que prevê a revitalização das águas de rios, canais e córregos pela Codevasf.

“No próximo dia 22 faremos o seminário em Balsas. O seguinte, agora com a aprovação do nosso projeto, será em Imperatriz” disse o senador.

Codevasf

A Codevasf é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional que, até então, promovia somente o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.

A empresa mobiliza investimentos públicos para a construção de obras de infraestrutura, particularmente para a implantação de projetos de irrigação e de aproveitamento racional dos recursos hídricos.

Investe também na aplicação de novas tecnologias, diversificação de culturas, recuperação de áreas ecologicamente degradadas, capacitação e treinamento de produtores rurais, além da realização de pesquisas e estudos socioeconômicos e ambientais, entre outras ações.

No âmbito do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas, a empresa realiza constantes investimentos em ações de controle de processos erosivos, esgotamento sanitário e coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos.