Comissão vai monitorar ações do Plano Municipal de Educação

Documento estabelece diretrizes, indicadores e estratégias para redes pública e privada
Comissão vai monitorar ações do Plano Municipal de Educação

Representantes de entidades durante reunião do Fórum Municipal de Educação.

Membros do Fórum Municipal de Educação reuniram-se, na quinta-feira, 14, para discutir as demandas do Plano Municipal de Educação de Imperatriz (PME). Instituído pela Portaria nº 1591/2013, o Fórum é composto por 37 entidades e atua como canal de comunicação entre a população e o poder público, para monitorar as ações junto ao Ministério da Educação.

O segundo encontro, este ano, aconteceu no auditório da Secretaria de Educação. As atividades do Fórum começaram em agosto, quando foi apresentada proposta de trabalho para o semestre. Na reunião, também foi instituída a comissão de monitoramento do PME, documento que estabelece as diretrizes, indicadores e estratégias para a educação em âmbito municipal.

“Após aprovação do PME, em 2015, iniciamos em agosto o ciclo de reuniões ordinárias bimestrais e estabelecemos a Comissão de Monitoramento, para acompanhar o cumprimento das metas propostas no PME. Composta por representantes da sociedade civil e do poder público, ela é responsável pelo repasse de informações ao MEC sobre o andamento das ações do Plano, a curto e a longo prazo” – explicou Inês de Jesus Silva, presidente do Fórum.

Instituído pela Lei Municipal nº 1.582/2015, o Plano aborda as demandas para a educação em todos os níveis e esferas. “É importante frisar que são discutidos objetivos, tanto para a rede pública como privada, com inclusão do ensino o superior” – destacou Nilcea Martinho, secretária adjunta de ensino de Imperatriz.

PME – Composto por 19 metas, entre elas, assegurar plano de carreira aos profissionais da Educação Básica; gestão democrática da educação; fomentar a qualidade da educação básica; oferecer educação em tempo integral; alfabetizar todas as crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental; elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos e a taxa de matrícula no ensino superior.