Sebrae e AME terão seminário para discutir desafios do crescimento

Evento tem por objetivo discutir estratégias empresariais para inovar e fortalecer a gestão e a competitividade dos pequenos negócios e já tem ingressos à venda.

São Luís – Segundo pesquisas do Sebrae no Maranhão, no estado hoje há cerca de 180 mil microempreendedores individuais, empresas de micro e pequeno porte ativas – que tem declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica maior que zero – que são geridos por cerca de 774 mil donos de negócios, empregam cerca de 52% da mão de obra formal do Maranhão e responde por 30% do Produto Interno Bruto do Estado.

É pensando neste público que o Sebrae em parceria com Associação de Mulheres Empresárias do Maranhão (AME-MA), está organizando o Seminário Desafios do Crescimento. O evento está marcado para acontecer no próximo dia 27, das 13h30 às 19h, no Auditório Armando Gaspar (Sebrae Jaracaty).

O objetivo de capacitar empreendedores e discutir estratégias e comportamentos empresariais para inovar e fortalecer a gestão e a competitividade dos pequenos negócios. O Seminário Desafios do Crescimento está em sua segunda edição e faz parte do portfólio do Sebrae Mais, que é um conjunto de soluções que oferecem aos empresários que já consolidaram seus negócios e proporcionam a oportunidade de aprimorar sua atuação, com foco em competitividade e inovação.

“Nesta década temos visto muitas mudanças de mercado que afetaram os MEIs e os micro e pequenos empresários de várias formas e por isso se tornou imprescindível que este tipo de empresa preste atenção em inovação, fortalecimento da gestão e competitividade que serão os principais assuntos discutidos durante o Seminário. Contamos com a parceria da AME para multiplicar essa discussão, principalmente entre as mulheres que tem ganhado protagonismo no cenário empresarial maranhense”, comentou a diretora de administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Rachel Jordão, que está coordenando a ação.

 

DEBATES

Para levantar estas discussões os palestrantes nacionais Pedro Salomão (Rádio Ibiza) e Tati Oliva (Cross Networking), além da maranhense Caroline Caracas, coach de empreendedores e o gerente de Atendimento Individual do Sebrae Nacional, Ênio Pinto, estarão na capital maranhense para o evento.

O Seminário Desafios do Crescimento integra o calendário de ações do Programa Sebrae Mais e, nesta edição, estará voltado para empreendedoras maranhenses, numa parceria entre Sebrae e Associação de Mulheres Empresárias do Maranhão (AME-MA).

O objetivo é reunir 200 donos de pequenos negócios interessados nas temáticas sobre gestão de negócios, motivação no trabalho e uso das mídias sociais para otimizar a visibilidade empresarial, além de ficar por dentro dos produtos e serviços do Sebrae disponíveis para ajudar a empresa a crescer e competir no mercado.

A programação conta também com os cases de sucesso das empresas SeRHum e Grupo Mateus e um Encontro de Negócios, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer o que fazem muitas empresas maranhenses sob o comando de mulheres.

Os ingressos para o Seminário Desafios do Crescimento estão à venda nas unidades do Sebrae Holandeses (localizado no Windows Open Mall, no Calhau) e no Sebrae Jaracaty (em frente ao São Luís Shopping). O investimento é de R$ 140,00 (à vista ou no cartão de crédito).

ENTREVISTA

Rachel Jordão

Empreendedoras Buscam Qualificação

Rachel Jordão é a única mulher na Diretoria Executiva do Sebrae no Maranhão. Funcionária de Carreira da instituição, ela é um exemplo da mulher que ocupa cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Hoje há mais de 259 mil mulheres que são donas de negócios e este contingente está em expansão. Em entrevista, ela falou sobre o perfil da mulher empreendedora maranhense, os motivos que as levam a empreender e o que a instituição empresarial está fazendo para a apoiar as mulheres empreendedoras no Estado.

ENTREVISTADOR – Qual o perfil da mulher profissional hoje no Maranhão

RACHEL JORDÃO – As pesquisas que o Sebrae no Maranhão tem feito mostram que a mulher tem um papel cada vez mais ativo no mercado, seja como empresária, seja como trabalhadora. Elas já são 259 mil donas de negócios e mais de 300 mil trabalhadoras com carteira assinada. Porém, a mulher empresária não deixou de lado o papel de educação dos filhos e no lar. O que vemos é que elas estão conciliando a profissão com os afazeres domésticos e cada vez mais a as empreendedoras estão em busca de qualificação por não aceitar o amadorismo na gestão de seus negócios. As empresárias estão em busca de qualificação e as nossas pesquisas mostram que tem mais anos de estudo que os homens.

O que leva a mulher a empreender?

O fator determinante para o aumento no número de mulheres que empreendem é a flexibilidade para administrar o próprio tempo. Gerenciar a própria empresa permite que elas consigam dividir o trabalho com outras atividades da vida familiar. Isso não quer dizer que elas trabalham menos, mas sim que com isso elas ganham autonomia para escolher seus horários.

Em que setores da Economia a Mulher se destaca?

Nossas pesquisas mostram que dentre os negócios que as mulheres abrem, 47% estão concentradas nos setores de Comércio e Serviços, com destaque para os segmentos de beleza feminina, vestuário, alimentos e bebidas. Nossas pesquisas revelaram ainda que 53% dos donos de novos negócios, ou seja, com meninos de três anos e meio de idade, são do sexo feminino.

O Sebrae no Maranhão é uma instituição que ajuda o empreendedor a desenvolver seus negócios. Como o Sebrae no Maranhão dá apoio às mulheres na hora de empreender?

Quase metade das mulheres tem pelo menos o ensino médio completo e grande parte delas está cada vez mais em busca de novos conhecimentos. O Sebrae no Maranhão contribui oferecendo cursos de formação empresarial, aperfeiçoamento e qualificação e oferecendo serviços de consultoria que podem ajudar a mulher empresária a desenvolver seus negócios. O mesmo vale para os homens, que hoje somam 514 mil donos de negócios.

 

QUADRO

MULHERES EMPRESÁRIAS

De acordo com pesquisas do Sebrae no Maranhão, o perfil médio da empreendedora maranhense está em mutação e hoje ela já responde por 33% dos empresários do Estado

 

No Brasil são 7,3 milhões de empresárias

259 mil mulheres são donas de negócios no Maranhão

As mulheres são 33,2% do total de empresários ativos no estado

70% delas são mães

92,4% ainda tem afazeres domésticos

66% decidiram empreender por perceber uma oportunidade de negócios

47% atuam nos setores de serviços e comércio

O número de mulheres empresárias cresce a razão de 1% ao ano, o que quer dizer que elas podem igualar o contingente de homens dono de negócios nos próximos cinco anos

FONTE: SEBRAE no MARANHÃO e SEBRAE NACIONAL

FOTO: UMC/SEBRAE

LEGENDA: O Seminário Desafios do Crescimento está em sua 2ª edição, faz parte do portfólio do Sebrae Mais e acontecerá no auditório Armando Gaspar, localizado na sede da instituição no Jaracaty