O vereador Antonio Pimentel (PDT) registrou da tribuna, na sessão desta quarta-feira (05), a passagem do Dia do Vereador, data oficializada no Brasil e comemorada no dia 1º de outubro. A data homenageia o cargo político do representante de uma cidade ou município que está encarregado de funções legislativas ou executivas, dentro da chamada Câmara dos Vereadores.
“O vereador é o mais legítimo representante do povo. É aquele que está vivenciando os problemas das comunidades, que funciona como uma espécie de pára-choque das demandas populares. Dificilmente você vê um senador ou outro representante com cargo eletivo lidando diariamente e a qualquer hora com os problemas da população”, destacou o vereador.
“O vereador é aquele que está perto da comunidade, por isso quero homenagear todos os vereadores, todas as câmaras municipais. O vereador é um dos agentes públicos mais antigos no Brasil, sua atuação vem desde o Império”, lembrou.
Reforma política
O vereador registrou também a aprovação, pelo Senado, do texto da reforma política que, entre outros pontos, acaba com as coligações para deputados e vereadores a partir de 2020 e cria a chamada ‘cláusula de barreira’, que deve extinguir grande número de pequenos partidos.
“Nós seremos a cobaia dessa reforma no que diz respeito ao fim das coligações proporcionais (para deputados e vereadores)”, afirmou Pimentel. “Teremos que enfrentar mais uma eleição difícil. Mas não me preocupo com esse fim das coligações. Já tenho seis mandatos e vamos pra disputa”, finalizou.
Texto: Carlos Gaby/Assimp
Fotos: Fábio Barbosa/Assimp