Recorde de público no VI Congresso Municipal de Educação

Evento aconteceu de 25 a 27 de outubro

Com tema “Ressignificação do Aprender: mediação, competências e valores”, o VI Congresso Municipal de Educação, promovido pela Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Educação, reuniu cerca de 3.500 professores, gestores e coordenadores que compõem a rede municipal de ensino, além de estudantes e educadores de instituições privadas. Foram três dias de programação com palestras, mesas redondas, intervenções culturais e práticas exitosas, no New Palace Eventos.

Discussões importantes para a prática pedagógica foram abordadas por palestrantes de reconhecimento nacional, na área educacional, como: Emília Cipriano, Isaque Folha, Karla Bianca Monteiro, Walter Pinheiro, e Heloísa Santos.

Participante da mesa redonda “Mediação docente: aspectos constitutivos e efeitos no processo de aprendizagem e desenvolvimento”, a mestranda Renata Cadore, destacou que o momento é de reflexão sobre a mediação na prática pedagógica no dia a dia. “Nada melhor que o tema ressignificação para refletir a prática pedagógica e o ensinar. Que todos saíamos desse congresso com o incomodo do que fazer para uma aprendizagem significativa para seu aluno”.

O prefeito Assis Ramos, esteve no evento e ressaltou a importância da formação para o crescimento profissional. “Esse é um momento ímpar para a gestão municipal, pois estamos garantindo qualidade no processo formativo do professor”.

Durante o encerramento do encontro, o secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira, agradeceu a presença dos participantes, empenho da comissão organizadora e destacou a importância do professor como agente inspirador no processo de aprendizagem. “Esses três dias foram de sucesso do evento, tanto pela participação dos educadores, quanto pelas experiências diferentes. Tanto conhecimento adquirido é inspirador. E a maior obrigação que temos como professor é inspirar o aluno, garantir seu interesse e proporcionar possibilidades”.

No final do encontro a equipe organizadora agradeceu o grande público presente, com recorde de participação dos anos iniciais e educação infantil, sorteio de livros e apresentação cultural.

Satisfação – Professora da rede há mais de vinte anos, Jaíse Miranda diz que já participou de todas as edições do congresso e afirmou que esse ano a Semed superou todas as expectativas: “Em organização, qualidade do material, temas abordados nas apresentações e palestrantes escolhidos, estão de parabéns. Vamos sair daqui renovados para continuar nossa rotina nas escolas”.