No dia da merendeira escolar, profissionais são reconhecidas pela qualidade da alimentação

Receitas de merendeiras da rede municipal de ensino estão em livro contendo as melhores do país

Com talento apurado para a manipulação dos alimentos, pelo tempero que o cheiro exala e aquele sabor que sacia o corpo e a alma, hoje é dia de quem alimenta milhares de crianças e jovens da rede municipal de ensino – 30 de Outubro, dia da Merendeira Escolar. Responsável por garantir alimentação de qualidade e saudável, é um profissional que, com amor pelo que faz, transforma simples refeições em grandes receitas, tendo muitas delas, destaque entre as melhores do Brasil, com representantes de Imperatriz.

A edição do livro “Melhores receitas da alimentação escolar”, organizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, do Ministério da Educação – MEC, publicada em 2017, é resultado da 1ª edição do concurso nacional que leva o nome da obra e apresenta receitas de profissionais das Escolas Tia Emília, Lírio dos Vales, Madalena de Canossa, Marcílio Dias e da Creche Mundo Infantil.

De acordo com Rayses Morgana Rodrigues, nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, os cardápios utilizados na alimentação privilegiam alimentos regionais. “Contemplam receitas da cultura alimentar local, como o arroz com abóbora, frango ao molho com macaxeira, galinhada e arroz de cuxá. São algumas receitas que estão no livro e que colaboram para o desenvolvimento e  aprendizagem do aluno” – explicou.

Atualmente, cerca de 350 manipuladores de alimentos compõem o quadro de profissionais da Semed. Em 2016, todos receberam capacitação sobre boas práticas para garantir a qualidade da alimentação oferecida aos escolares. Pela data especial, o secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira, parabeniza os profissionais pela dedicação e cuidado com os alunos. “São responsáveis por manter uma dieta equilibrada para os estudantes e também se esforçam para fazer refeições que despertam o interesse deles. Só temos a agradecer e parabenizar pelo grande trabalho que realizam” – finalizou.