Sedes: Imperatriz sedia Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional

Representantes de 24 municípios da Região Tocantina participam do evento

Em parceria com a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, (Sedes), a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea), começou nesta segunda-feira, 6, a 5ª Conferência Regional + 2 de Segurança Alimentar e Nutricional.

Como o lema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, evento acontece até terça-feira, 07, no auditório do Posseidon Hotel, Rua Paraíba, 740, Centro, com objetivo de ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a toda a sociedade o direito à alimentação adequada e saudável.

”Esse momento visa fortalecer e articular os mecanismos de diálogo, cidadania, instâncias democráticas e a atuação conjunta entre governo e sociedade civil”, destacou a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fátima Avelino, que representou o prefeito Assis Ramos.

Durante a solenidade de abertura, público prestigiou apresentação especial com o grupo de dança do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), do polo Bom Jesus.

“A conferência é um evento estratégico entre os municípios, estado e a união para se atingir as metas de erradicação da extrema pobreza no país”, enfatizou Reinaldo Avelar, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar.

Participam do encontro representantes de diversos setores de 24 municípios da região Tocantina. “Apesar dos avanços, ainda é grande a insegurança alimentar e nutricional, principalmente nas populações mais vulnerabilizadas nas cidades”, informou Alcides de Sousa, da sociedade civil de Porto Franco.

Além de Imperatriz, mais três cidade irão sediar a Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional. Nos dias 9 e 10, será em Santa Inês, com a participação dos municípios do Médio Mearim; 16 e 17, em Chapadinha, com representantes do Baixo Parnaíba; e 23 e 24, na capital São Luís, que vai receber conferencistas das regiões Metropolitana, Baixada e Litoral Ocidental maranhense.

(Léo Costa – Ascom)