“Polícia Civil é órgão de Estado e não de governo”, dispara Maura Jorge em repúdio a atitude de Flávio Dino contra os delegados de Imperatriz

Nota de repúdio

Venho a público externar meu repúdio à perseguição implacável que se instalou no Maranhão. Nem na época da ditadura se perseguia tanto.

Incomodado com críticas recebidas por delegados de Polícia Civil do Maranhão, a quem externo minha solidariedade, sob uma medida de abuso de poder, o governo do Estado resolveu instaurar Processo Administrativo Disciplinar em desfavor dos delegados dr. Gustavo Tavares Barbosa (lotado na Delegacia Regional de Polícia Civil de Imperatriz) e dra. Virgínia Loiola, atitude de retaliação que mostra a tirania e o espírito revanchista que norteiam a Segurança Pública do Estado. E o único “crime” que os policiais cometeram foi relatar a verdade sobre a falta de condições na nossa segurança pública: os prejuízos que as delegacias vêm tendo e os levantamentos de autos de flagrantes não lavrados, fazendo referência ao sistema informatizado utilizado pela Polícia Civil do Maranhão (SIGO), que encontra-se desativado sem qualquer informação a respeito do motivo por parte da cúpula da administração.

Que cúpula é essa que não aceita críticas ou sugestões? São os mesmos que burlam as leis e querem obrigar a categoria a trabalhar dentro da ilegalidade, sem estrutura nas delegacias, faltando balas e com coletes vencidos, sem condições estruturais básicas, dentre outros. Infelizmente no Maranhão atual em que vivemos, os membros da classe policial que não rezam a cartilha do Estado são punidos bem ao estilo dos ditadores medievais, o que acaba prejudicando alguns membros da valorosa Polícia Civil do Estado.

A Polícia Civil é orgão de Estado e não de Governo! Enquanto cidadãos e defensores da justiça não podemos permitir que essas tentativas de intimidação, censura e opressão continuem ditando as regras. Ao invés de perseguirem os policiais civis do Maranhão, o que deveria ser feito era a disponibilização de medidas estruturais e humanas para tirar a Polícia Civil do estado de abandono em que se encontra nos municípios maranhenses.

Aos delegados de polícia, aos policiais civis e a todas as categorias que lutam em favor do nosso povo e em defesa da luta pela nossa segurança, o meu apoio incondicional! MAURA JORGE/ Presidente estadual do Podemos