Vereadora Maura Barroso propõe o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio

A vereadora Maura Barroso (Pros) levantou o tom de alerta e denunciou na tribuna da Câmara Municipal de Imperatriz, em sessão na semana passada, o alto índice de assassinatos de mulheres no Maranhão. A vereadora teve Projeto de Lei Ordinária (PLO) aprovado, por unanimidade, em que propõe a criação do Dia Municipal de Combate ao Feminicídio. A matéria aguarda sanção do prefeito Assis Ramos.

“Não podemos permitir que os números desta triste realidade continuem a subir e o primeiro passo começa no nosso lar, na nossa cidade”, diz a vereadora.

Feminicídio é o homicídio doloso praticado contra a mulher por “razões da condição de sexo feminino”, ou seja, desprezando, menosprezando, desconsiderando a dignidade da vítima enquanto mulher, como se as pessoas do sexo feminino tivessem menos direitos do que as do sexo masculino.

Mais de 30 casos de feminicídio já foram registrados no Maranhão neste ano. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada quatro minutos uma mulher é vítima de agressão; a cada uma hora e meia ocorre um feminicidio; mais de 43 milhões de mulheres  foram assassinadas nos últimos 10 anos e estima-se que mais de 13 milhões de mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de agressão de um homem.

Maura Barroso afirma que a instituição do Dia Municipal de Combate ao Feminicídio em Imperatriz é um instrumento de política pública para que o Poder Público crie mecanismos de combate, prevenção e controle de qualquer forma de agressão contra a mulher.

“A melhor forma de combater esse crime é denunciando; portanto não se cale, denuncie, vamos juntos no combate a violência contra a mulher”, declara a vereadora.

 Texto e foto: Carlos Gaby/Assimp