Os vereadores de Imperatriz, liderados pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Soares, participaram na manhã desta quarta-feira (29) da inauguração da unidade industrial satélite de peróxidos de hidrogênio da Peróxidos do Brasil (joint venture do Grupo Solvay e PQM) na fábrica da Suzano Papel e Celulose de Imperatriz.
Participaram do evento, o governador do Maranhão, Flávio Dino, o prefeito Assis Ramos, o presidente da Suzano, Walter Schalka, o CEO da Peróxidos do Brasil, Carlos Silveira, secretários estaduais e municipais, executivos dos dois grupos empresariais, e representantes de entidades comerciais e do Ministério Público Estadual.
Desenvolvida sob o conceito tecnológico MyH2O2®, patenteado pela Peróxidos do Brasil, a unidade é uma mini planta satélite para fabricação de peróxido de hidrogênio on site, isto é, nas instalações dos clientes. É a primeira mini planta satélite MyH202®do mundo. Sua produção será exclusivamente de uso da planta de celulose da Suzano, da qual aproveitará a infraestrutura industrial, as utilidades (serviços) e matérias-primas que estão disponíveis no local.
O peróxido de hidrogênio é um insumo químico com larga aplicação em diversos mercados, com destaque para indústria de celulose e papel, em que é empregado na etapa de branqueamento da pasta de celulose.
Visita
Os vereadores, que integraram a comitiva do governador Flávio Dino, também conheceram a unidade de produção de papel tissue da Suzano, que entra em funcionamento comercial a partir do início de 2018 – a produção está em fase de testes. Tissue é a denominação para papéis com baixa gramatura, geralmente utilizados para higiene e limpeza, como, por exemplo, o papel toalha e o higiênico.
“A Suzano e seus parceiros, e agora com a Peróxidos do Brasil, têm sido grandes agentes de crescimento econômico de Imperatriz e de toda a nossa região, contribuindo fortemente para o aumento da arrecadação municipal, da oferta de empregos e geração de renda, como bem lembrou o governador Flávio Dino em seu discurso. Esperamos agora a entrada em funcionamento da fábrica de papel sanitário e da ampliação da fábrica de celulose, para fortalecermos ainda mais nossa economia e ter a Suzano como parceira em projetos sociais, de educação, sustentabilidade e de meio ambiente”, disse o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Soares.
Texto: Carlos Gaby/Assimp
Fotos: Divulgação/Assimp