Servidores participaram do Encontro Nacional de Gestores de Bancos de Alimentos

Política de segurança alimentar e nutricional é um dos pilares da prefeitura

Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, MDS, foi realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Brasília-DF, o 2º Encontro Nacional de Gestores de Bancos de Alimentos, com participação de servidores da Prefeitura de Imperatriz. Evento teve como objetivo a promoção e a capacitação dos profissionais para operar os bancos de alimentos como espaço articulador de políticas públicas.

“A política de segurança alimentar e nutricional é um dos pilares da administração do prefeito Assis Ramos. Dentro desse contexto, ao assumir a gestão de Imperatriz, ele reabriu o Restaurante Popular e o Banco de Alimentos, que são os principais programas sociais da área” – destacou Fátima Avelino, secretária de Desenvolvimento Social.

Estiveram presentes o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Caio Rocha, secretária geral dos Conselhos Municipais, Giovana Zandoná, e servidores de 101 municípios de 23 estados. Imperatriz foi representada pela superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional, Katiana Sá, e a coordenadora do Banco de Alimentos, Arivânia Matias.

“Foi um espaço de qualificação fundamental para renovar e ampliar conhecimentos. Tudo aquilo que foi absorvido será colocado em prática nos programas de segurança alimentar do município” – destacou Katiana Sá.

Para Arivânia Matias, “essa troca de experiências com profissionais de outros centros é justamente para ampliar ainda mais a qualidade dos serviços prestados a população imperatrizense”.

De acordo com levantamento da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, no país, existem 218 unidades em funcionamento, 107 sob a gestão pública nas Centrais de Abastecimento, nos estados e nos municípios, e 111 sob a gestão privada ou da sociedade civil.

(Léo Costa – ASCOM)