Jornalistas discutem sobre o mercado em assessoria durante Simpósio de Comunicação

Profissionais de empresas públicas e privadas levaram para a mesa os desafios e a oportunidade desse segmento na região 

É muito importante experimentar o mercado de trabalho, e o estágio proporciona isso ao aluno”, é com essa fala que Lígia Guimarães, editora do Núcleo de Comunicação da Ufma, campus de Imperatriz levou para a mesa de discussão na última quarta-feira (07), durante o XI Simpósio de Comunicação da Região Tocantina. Esse ano a edição trata o tema “Produtos Midiáticos: experiências de pesquisa e de mercado”, a mesa de debate, mediada pelo professor, Rodrigo Reis, reuniu assessores que atuam no mercado de Imperatriz, como Kelly Campos (Cemar), Antônio Fabrício (Uemasul), Carla Kassis (Canal Grupo), e Bruna Viveiros (9Talk) para falar sobre o assunto.

 

Discutir como é o cenário do mercado em assessoria de imprensa na região, qual o perfil desse profissional, os desafios e de como o estágio é um caminho para estreitar relações para uma possível vaga nas empresas, ou até mesmo para gerir o seu próprio negócio. Os jornalistas apontaram ideias e responderam aos questionamentos feitos pelos alunos.

 

Para Kelly Campos, analista da Cemar, é um desafio trabalhar um conteúdo em todo o Estado, como por exemplo, o que é feito pela Companhia Energética do Maranhão. “Para isso temos um executivo em São Luís, temos toda uma equipe de jornalistas e consultorias no Maranhão e fora daqui, para que possamos executar uma boa comunicação com nosso público. Eu fui estagiária da Companhia, e hoje faço parte da equipe, é super importante esse passo e o aluno deve aproveitar isso”, ressaltou.

Rodrigo Reis, professor do curso de comunicação e mediador do debate explicou que esse momento de discussão que o simpósio proporciona é fundamental para que os alunos possam conhecer melhor o que mercado tem feito e o que espera de cada um deles. “É um momento de aprendizado, de trocar conhecimento com profissionais que estão atuando há mais de dez anos no mercado, são jornalistas que possuem uma vivência nessa área e que puderam passar um pouco desse conhecimento aos alunos”, disse.

Especialista em assessoria empresarial e institucional, Carla Kassis, coordenadora de comunicação e monitoramento de mídias na Canal Grupo, explica que o mercado de Imperatriz é um campo vasto para a área e que há muito para ser explorado. “A assessoria é um campo extraordinário, temos que mergulhar em diversos assuntos, ter um perfil pró-ativo, e uma boa percepção da área que estamos inseridos. Acredito que o curso pode contribuir bastante para melhorarmos essa prática em nossa região”, completou.

 

O XI Simpósio de Comunicação da Região Tocantina trouxe nomes como Francisco José, repórter há mais de 40 anos na Rede Globo, além de outros profissionais mestres e doutores em Comunicação para os debates durante os três dias de evento.