MARANHÃO PIONERISMO: EM PAÇO DO LUMIAR, VEREADOR MIGUEL ÂNGELO LANÇA AS BASES DO ‘JANEIRO BRANCO’ PARA O ESTADO

Projeto de Lei do vereador foi aprovado no plenário da Câmara de Vereadores do município 
Com a iniciativa pioneira, Paço do Lumiar sai na frente no debate da saúde mental e emocional dos maranhenses. 

POR FERNANDO ATALLAIA

EDITOR-CHEFE DA AGÊNCIA BALUARTE 

O projeto de Lei nº 034 de 2017 de autoria do vereador Miguel Ângelo(PRP), aprovado, recentemente , na Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar pode ser o pontapé inicial para o debate da saúde mental e emocional dos maranhenses a partir de 2018.
O Projeto, que institui a discussão dos transtornos psicológicos presentes no seio da sociedade e identificados em doenças como depressão, uma das principais causas do suicídio, segundo o vereador, visa chamar atenção para a prevenção de ocorrências provenientes de distúrbios mentais imperceptíveis ao ser humano.
”De certa maneira estamos todos doentes. De alguma forma. O peso das cobranças da sociedade, da vida , requer de todos nós seres humanos um aprofundamento da discussão de nossa saúde mental; de nosso equilíbrio emocional e de nossa relação com o outro. Nosso Projeto visa discutir estas e outras questões relacionadas ao tema, objetivando prevenir casos extremos como suicídios e mutilações’’, pontua Miguel.

 
PIONEIRISMO Projeto de Lei do vereador Miguel Angelo(foto) institui ‘Janeiro Branco’ em Paço do Lumiar: iniciativa que pode se estender para todo Maranhão.

No front do debate – que passa ser público agora em Paço do Lumiar- ansiedade e outros sintomas decorrentes de incômodos mentais serão postos, de acordo com o vereador, sob a reflexão de sua importância para o desenvolvimento integral das potencialidades humanas. Em Paço, onde dois casos de distúrbios foram registrados há um mês, a população se regozijou com a iniciativa de Miguel Ângelo.

”Temos a partir de agora o ‘Janeiro Branco’ em Paço do Lumiar para justamente debater formas de prevenção dos males da mente e assim lançar luz sobre graves problemas que há muito já teriam de ser discutidos; exemplos como o do assassinato da menina Alana, onde até então o assassino era considerado uma pessoa normal não pode vir acontecendo. O caso do suicídio do Fredson(funcionário da Câmara de Paço do Lumiar) e outros gestos extremos já ocorridos em nosso município passam a ser combatidos a partir da participação de todos no ‘Janeiro Branco’, uma conquista para o nosso povo, explica o vereador.

O ‘Janeiro Branco’ é uma campanha já realizada em outros estados brasileiros e que conta com a participação de psicólogos, assistentes sociais, terapeutas e demais profissionais do universo da Saúde e sociedade civil. Passa, agora, a partir de 2018, a ser também realizada em Paço do Lumiar, sexta maior cidade do Maranhão.